UFOPA realiza Seminário de Avaliação Institucional

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza amanhã, dia 25 de abril, em Santarém (PA), o “I Seminário de Avaliação Institucional da UFOPA – Caminhos a Percorrer”. Realizado através da Pró-reitoria de Planejamento Institucional (PROPLAN), o evento será o marco inicial para as atividades de autoavaliação da instituição, determinada por lei. Entre os objetivos do Seminário estão: esclarecer a comunidade acadêmica sobre o Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil; discutir sobre a constituição de uma Comissão Própria de Avaliação da UFOPA; e iniciar a sensibilização da comunidade visando à sua participação no processo.

O atual sistema brasileiro determina a realização de avaliação institucional interna e externa que contemple “a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos” (Lei 10.861, Art. 2º). A autoavaliação, portanto, contribuirá com o processo de integração das ações de planejamento e aprimoramento da gestão estratégica. Os resultados serão usados como referência para a revisão permanente das ações institucionais, articulados com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O I Seminário de Avaliação Institucional da UFOPA acontecerá no Auditório I do Campus Tapajós, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com entrada franca. O evento contará com duas palestras principais: “Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES: diretrizes atuais”, ministrada pela diretora de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação, Cláudia Maffini Griboski; e “Comissão Própria de Avaliação – função, funcionalidade, finalidade das informações coletadas e caminhos a serem percorridos na UFOPA para a realização da avaliação interna”, ministrada pelo presidente da CONAES-MEC, Sérgio Roberto Kieling Franco.

Fonte: Ascom/UFOPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *