Detentos promovem motim e aterrorizam no Presídio de Cucurunã

Detentos fizeram um quebra-quebra em algumas celas do Setor de Triagem.

Um motim que ocorreu por volta de 20h, de quinta-feira, 07, na Central de Presos Provisórios da Susipe, dentro do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém resultou em várias celas deterioradas. Colchões incendiados e armas fabricadas pelos detentos foram encontrados no local. Para acalmar a ação dos detentos, homens do Grupo Tático Operacional da Polícia Militar (GTO) efetuaram disparos com balas de borracha.

Famílias de pessoas que cumprem medida judicial na casa penal estiveram apreensivas no local, sem saber noticia dos parentes. Uma grande multidão de pessoas se formou em frente ao portão de entrada do Presídio de Cucurunã. Havia indícios de que teria pelos menos quatro detentos feridos.

Segundo a Polícia Militar, pelo menos 10 apenados coordenaram o motim. Eles reivindicaram melhores condições durante a visita de familiares, melhorias na alimentação, que de acordo com eles, está sendo servida de péssima qualidade. Os presos reivindicaram, também, melhores condições das celas e o desenrolar dos processos que não foram julgados, na Comarca de Santarém. Ainda na noite de quinta-feira, o motim foi controlado pela Polícia Militar.

Cada bloco da Central de Triagem Masculina tem doze celas coletivas para doze internos, duas celas para portadores de necessidades especiais e duas celas de isolamento para seis internos cada. A unidade prisional tem dois solários com 120 metros quadrados cada, além de consultórios médicos e odontológicos, enfermaria e quatro salas de aula. Os agentes penitenciários monitoram os internos de um andar superior, o que, segundo a Susipe,  garante maior segurança contra possíveis tentativas de fugas, motins ou rebeliões.

FUGITIVOS: Três fugitivos do Presídio de Cucurunã foram recapturados na noite de quarta-feira, 05, em uma ação conjunta das polícias Civil e Militar, em Santarém. Samuel Correa de Siqueira, foi recapturado na Comunidade de Igarapé do Anta, localizada em um ramal a 110 quilômetros do centro da Cidade de Mojuí dos Campos. Douglas Santos de Siqueira e Manoel José Silva dos Anjos, o “Neneu” foram recapturados na Rua Jader Barbalho, no bairro Amparo. “Neneu” é acusado de participação no assassinato do casal Mauro Borges e Jéssica Gomes, que aconteceu em Alter do Chão, no ano de 2012.

SAÍDA TEMPORÁRIA: Oitenta e quatro detentos do regime semiaberto que cumprem pena no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, foram beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais, até o momento. De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), a Justiça começou a liberar os presos para passar a data comemorativa em casa desde quarta-feira (5).

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *