Por 2014, PT cede espaço nas grandes cidades em favor do PMDB e de aliados

Michel Temer e Dilma Rousseff

Para manter o casamento com o maior partido de sua base aliada, o PT estuda ceder ao PMDB nas eleições de 2012 até 13 cabeças de chapa em municípios considerados estratégicos. Com foco na reeleição da presidente Dilma Rousseff, o comando nacional petista pressiona dirigentes locais a desistir de lançar candidatos próprios para apoiar nomes indicados por legendas amigas.

Dilma com Temer; PT e PMBD articulam parceria para as eleições municipais de 2012

Um levantamento interno do PT, a que o Estado teve acesso, mostra que o partido cogita abrir espaço para seus aliados em até 40 das 118 capitais e cidades com mais de 150 mil eleitores – apontadas como prioridades da próxima disputa e batizadas de “jóias da coroa” pela direção nacional da sigla.

Caso todas as negociações se confirmem, o PT abrirá mão de disputar uma de cada três prefeituras consideradas importantes. Em 2004, na primeira eleição municipal do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a sigla cedeu a cabeça de chapa em 18 das 95 cidades estratégicas – média inferior a uma a cada cinco.

O PMDB seria o maior beneficiário da estratégia petista para 2012, podendo receber apoio em até 13 desses municípios. Em 2004, antes da adesão em massa do partido ao governo Lula, o PT apoiou apenas um peemedebista nas maiores cidades do Brasil.

As concessões do PT seriam um afago aos peemedebistas na primeira eleição municipal da era Dilma Rousseff, após um início de governo permeado por desentendimentos. A disputa mais recente, pelo controle da Caixa Econômica Federal, obrigou a presidente a demitir um dos diretores da instituição, apadrinhado pelo PMDB.

“Ao procurar criar uma relação de entendimento com os partidos da base, o PT reforça uma posição de unidade que encontra reciprocidade lá na frente: 2012 é caminho para 2014”, avalia o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). “O PT tem uma ampla aliança de governabilidade, que tem de ser alimentada permanentemente.”

Fonte: Estadão

3 comentários em “Por 2014, PT cede espaço nas grandes cidades em favor do PMDB e de aliados

  • 21 de novembro de 2013 em 14:53
    Permalink

    Vamos em 2014 banir esses bandidos do cenário nacional.

    Resposta
  • 27 de dezembro de 2011 em 00:22
    Permalink

    Uniões Politicas mais parecem formações de quadrilhas. Não temos avançado no sistema democrático Republicano, a ditadura militar era mais republicana que o sistema atual, voto distrital, diminuição de partidos, menos cargos de confiança por cargos por mérito, fim da reeleição, novo pacto federativo, judiciário menos arrogante entre outras tantas reformas que precisamos.

    Resposta
  • 26 de dezembro de 2011 em 19:08
    Permalink

    rs…so quero ver o Frankenstein q/ será feito aqui em Santarém-PA-Brasil, rs…
    A política é uma arte de fazer arte!
    MA-RA-VI-LHO-SA, chega a dar arrepios!
    Seja o q/ for, todo mundo AQUI vai ter q/ encarar, P/NOSSO PRÓPRIO BEM!
    Analisar, reanalisar e analisar de novo o q/ será melhor p/ nós todos, sem paixões ou loucuras, temos q/ser realistas p/ nosso próprio bem!
    Daqui por diante cometer erros será fatal!Votar em branco nem pensar!
    Vender seu voto, será um crime hediondo!O político compra e depois se ele ganhar vc não tera direito de exigir nada. Então, finja…finja c/ a mesma \”cara de pau\” deles.
    Por que a violência está crescente na nossa cidade?! Pq falta emprego, oportunidade p/ nossa gente. Tem muita gente q/ qr trabalhar mas não tem oportunidade etc.Tem fome , adoece e fica ferrado pq não tem emprego p/ ganhar seu dinheiro limpo. Isso é dignidade!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *