TRE indefere registros de Duciomar e Carrera

Duciomar Costa (PTB)
Duciomar Costa (PTB)

Em mais uma sessão extraordinária de julgamentos de pedidos de candidatura às eleições gerais de 2014 -que se encerram no próximo dia 5, prazo máximo definido pela legislação eleitoral -, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE-PA) indeferiu no sábado, dia 2, os processos de registro de Duciomar Costa (PTB) para a única vaga aberta ao Senado, e ainda de Marco Carrera (PSol), para concorrer ao Governo do Estado. Cabe apelo à instância superior, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da decisão.

Duciomar teve o pedido de candidatura negado pelo colegiado sob acusação de prática de propaganda eleitoral e conduta vedada. Vale lembrar que, em junho deste ano, o ex-prefeito de Belém teve os direitos políticos suspensos por cinco anos por improbidade administrativa na tentativa de compra do Hospital Sírio-Libanês no ano de 2005, quando exercia seu primeiro mandato como gestor máximo da capital paraense.

A reportagem tentou, desde o sábado e sem sucesso, contato com a assessoria e com o advogado do petebista para saber se Costa apelará ao TSE na tentativa de formalizar sua corrida nessas eleições.

RECURSO

Já a assessoria de Carrera enviou nota à imprensa informando que o partido entrará com recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral até amanhã, dia 5, solicitando efeito suspensivo da decisão do TRE-PA, que se baseou em problemas com a documentação apresentada para indeferir a candidatura, e garantiu que a agenda de campanha está sendo cumprida normalmente.

O documento diz ainda que “o candidato cumpriu todos os critérios de elegibilidade exigidos pelo TRE, não tendo nenhuma pendência com a Justiça” e que “houve uma interpretação equivocada do Tribunal no julgamento do deferimento da candidatura, pois todas as certidões exigidas pela Justiça Eleitoral foram entregues. É apenas uma questão técnica, que esperamos resolver junto ao TSE”, insiste o posicionamento do PSol.

Fonte: DOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *