Prefeito acusado de enganar Região do Ituqui

Raimundo Nonato mostra requerimento, onde Prefeito se compromete em ajudar comunidade
Raimundo Nonato mostra requerimento, onde Prefeito se compromete em ajudar comunidade

Por essa ninguém esperava, nem mesmo os moradores da comunidade Santo André do Ituqui, que pertence ao Movimento das Comunidades do Santo André do Ituqui. A artimanha política, supostamente engendrada pelo prefeito Alexandre Von, de Santarém, aconteceu no dia 29 de março de 2014, quando uma comissão procurou o Prefeito e fez um pedido para instalação de microssistema de abastecimento de água na comunidade.

Conta o coordenador comunitário Raimundo Nonato da Silva ao jornal O Impacto: “Este fato até hoje nos deixa espantado. Fizemos um requerimento junto com nossas lideranças comunitárias do Movimento, do qual sou coordenador e mais os quatro membros da diretoria, que assinaram o documento; tivemos um encontro com o prefeito Alexandre Von quando este inaugurava um microssistema de abastecimento de água na comunidade Santarém Mirim”, disse Raimundo Nonato.

A inauguração do microssistema de água em Santarém Mirim motivou a que os moradores da comunidade Santo André do Ituqui pedissem, também, um sistema de água para a comunidade onde residem. Um dos motivos seria que “até a merenda escolar estava sendo preparada com água de uma lagoa”, conforme consta no documento entregue ao gestor municipal na ocasião. “Pedimos, ainda, que Vossa Excelência olhe com mais carinho para essa situação e que atenda nosso pedido”, consta no requerimento.

Em meio a aplausos, belos discursos e festa o Prefeito recebeu o documento, assinou e prometeu atender a reivindicação, mas na prática, nada disso aconteceu. “Ficamos mais felizes porque o Prefeito, ele mesmo, recebeu e assinou o ofício. Com todo respeito ao Prefeito, mas agora sob nova coordenação, nós estamos provocando, pois queremos uma resposta por parte dele, antes que acabe seu mandato. Que um Secretário ou mesmo pessoas de seu gabinete nos dêem uma resposta”, falou o comunitário. “Como ele assinou esse documento, que o Prefeito tenha o bom senso de nos receber em audiência. Parece que ele esqueceu o que assinou”, declarou.

Os comunitários desesperados querem uma satisfação por parte do prefeito Alexandre Von. “Pelo menos uma audiência que seja marcada por ele, junto com nossa coordenação”. Enquanto isso, a comunidade está em falta do líquido precioso. “Para se ter uma idéia, o poço mais próximo é no meu terreno, onde as pessoas andam até um quilômetro para buscar água” citou Raimundo Nonato, que é evangélico, membro da Igreja Assembléia de Deus na comunidade Santo André do Ituqui, onde residem cerca de 40 famílias. O ofício pedindo o microssistema de água existe e foi assinado pelo Prefeito. O que os comunitários não sabiam é que dois anos depois, ainda estariam sonhando em ter água na comunidade.

Cansados de esperar pelo Prefeito, os comunitários procuraram a Câmara Municipal, onde contaram o drama e foram recebidos pela vereadora Ivete Bastos (PT), que prometeu levar ao conhecimento do gestor municipal o drama dos moradores da comunidade Santo André do Ituqui. “A vereadora Ivete, que é de luta, vem das comunidades, conhece nossa luta, nós que somos roceiros, da agricultura familiar, estamos no gabinete dela, não partidariamente, mas como parlamentar que tem o conhecimento do sofrimento, do colono que sente falta principalmente de vicinais e água”, finalizou Raimundo Nonato.

Por: Carlos Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *