Prefeitura suspende Portaria que disciplina trânsito de carretas

SMT com diretores da Associação Comercial e Empresarial de Santarém
SMT com diretores da Associação Comercial e Empresarial de Santarém

A Portaria 024/2013, que disciplina o acesso de carretas na zona urbana de Santarém, e que entraria em vigor nesta quarta-feira, 10/07/2013, está suspensa temporariamente. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) atendeu ao convite da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), com a proposta de contribuir com sugestões visando uma melhor adequação, com o objetivo de evitar impactos na economia. Uma nova reunião acontecerá dentro de 15 dias, com a presença do secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, para informar o planejamento da pasta, sobre a melhoria asfáltica dentro do trajeto estabelecido pela portaria. Uma comissão ficará responsável por elaborar propostas ao documento. Participaram da reunião, a titular da SMT, Heloísa Almeida, o procurador geral do município, José Maria Lima, o procurador jurídico da SMT, André Lisboa, o presidente da FACIAPA, Olavo das Neves, o presidente da ACES, Alberto Oliveira, e representantes das empresas de transportes  e estabelecimentos comerciais que atuam em Santarém.

Durante a reunião, Heloísa Almeida, justificou a decisão, assegurando que tomou por base recomendação do Ministério Público Estadual para criar normas que disciplinem a circulação de veículos pesados de três empresas , localizadas no entorno da área da Vila Arigó. Diante dos transtornos causados por esses veículos de grande porte, a secretária entendeu oportuno disciplinar, através da Portaria outros acessos, em nome da mobilidade.

Os empresários reivindicaram flexibilização dos horários e expansão de outras Avenidas, para segundo eles, não provocar prejuízos à economia local. De acordo com o presidente da ACES, existem pontos de venda que se mostram ineficazes de fazer a redistribuição das cargas em caminhões de pequeno porte, o que deve provocar mais transtornos ao trânsito.

A titular da SMT informou que o governo está aberto ao diálogo, mas a Portaria não pode fugir da essência da disciplina que deve haver em relação ao tráfego desses veículos, tendo em vista melhorar a mobilidade na área urbana do município.

Plataforma Logística

O desvio de carretas, que vão apenas passar por Santarém ou as que abastecerão a cidade, já está sendo estudado pelo município, através da implantação de uma Plataforma Logística Intermodal,  proposta pelo prefeito Alexandre Von, durante a realização do Seminário de Integração do Corredor BR 163, realizado na última semana. 

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *