Bancários protestam contra privatização da Caixa Econômica em Santarém

Protesto de funcionários da Caixa Econômica
Protesto de funcionários da Caixa Econômica

Bancários da agência da Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Tapajós, em Santarém, oeste do Pará, realizaram na manhã desta sexta-feira (27), um manifesto contra o projeto de privatização do banco. Os bancários se dizem a favor da Caixa ser totalmente pública e não querem mudanças. O manifesto aconteceu em todo o país.
O protesto foi através de um minuto de silêncio, faixas e camisas reforçando a vontade do banco permanecer público. “Acreditamos que este ato vai surtir efeito, se não surtir efeito aí sim será paralisada as agências bancárias de todo o Brasil. Nós não aceitamos porque hoje a caixa econômica ela exerce um papel fundamental na sociedade. E uma privatização seria danoso não só para os bancários mas para toda a sociedade que não teria seu atendimento”, explica o diretor do Sindicato dos Bancários do Pará, Sandro Matos.
A Caixa é o maior banco totalmente público da América Latina, e torná-lo particular implica em várias mudanças, que podem alterar a forma de atendimento da população. “Isso pode implicar em um trabalho que a caixa está fazendo hoje e que pode prejudicar lá na frente. Hoje você vai na caixa entrega o penhor, as joias e recebe o dinheiro e os juros são pequenos, imagina isso na mão de um banco particular. Com certeza vão aumentar os juros”, ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Santarém, Joacir Pereira.
Ainda de acordo com o diretor do sindicato dos bancários do Pará, um contato já foi feito com o governo federal, através de um ofício. Um posicionamento deve ser recebido até o dia 5 de abril. “Caso ele mantenha a sua proposta de privatização aí sim vai haver um processo de fechamento das agências e uma greve geral na caixa econômica”, conclui Matos.
Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal, instituição financeira 100% pública, foi fundada em 1861. Além de ser o principal financiador da casa própria no Brasil, com com participação de mercado próxima de 70%, o banco também é responsável pela operacionalização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego.
Fonte: RG 15/O Impacto e G1

Um comentário em “Bancários protestam contra privatização da Caixa Econômica em Santarém

  • 28 de fevereiro de 2015 em 16:14
    Permalink

    E os funcionários da Caixa, cobram seus superiores dos desmandos feitos pelos governantes que acham que a caixa é deles? Um exemplo de desmando é a caixa ter pago 500.000 de acordo ao caseiro Francenilson por um dos diretores ter quebrado seu sigilo bancário. O PT aparelhou a caixa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *