Cavalaria vai atender Projeto de Equoterapia em Santarém

Autoridades presentes na entrega do projeto de Equoterapia
Autoridades presentes na entrega do projeto de Equoterapia

Em cerimônia realizada na tarde de segunda-feira, 10, representantes políticos, entre eles deputados e vereadores acompanharam a entrega do Projeto de Adequação da Cavalaria da Polícia Militar, localizada no bairro do Maracanã, em Santarém, a qual irá atender o Projeto de Equoterapia.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Henderson Pinto (DEM), dentro da normalidade, no dia 04 de agosto deste ano, deve ser o primeiro dia do retorno deste projeto. “Este projeto transforma a vida das pessoas em Santarém”, analisa.

Em preparação para o Projeto de Equoterapia, a Polícia Militar sediou no período de 24 a 28 de fevereiro último em Santarém, o II Workshop de Equoterapia, evento que foi composto de palestras, desenvolvidas no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e atividades práticas, efetivadas no quartel do Pelotão Montado do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado no município.

O ponto alto da atividade foi a reimplantação do projeto de equoterapia, que reuniu uma equipe multidisciplinar para o atendimento ao público usuário do serviço. Como método terapêutico e educacional, a equoterapia utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, compreendendo sua biomecânica.

O evento teve à frente o coronel Raimundo Nonato Raiol, subdiretor do Corpo Militar de Saúde (CMS) da PMPA e contou com o apoio do comandante do policiamento regional I, tenente coronel Anthenor Oliveira. Prestigiado por relevante público, o evento também contou com a presença do prefeito de Santarém na cerimônia de encerramento.

Para o tenente coronel Anthenor, o projeto de equoterapia tem grande importância na região, uma vez que contempla usuários como portadores de necessidades especiais, que, por meio do contato com os cavalos tem a possibilidade do fortalecimento de sua coordenação motora, além da melhoria da postura e, sobretudo, a elevação da autoestima.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *