Rede Celpa acusada de aplicar golpe contra população de Itaituba

Peninha denuncia abuso da Rede Celpa Equatorial
Peninha denuncia abuso da Rede Celpa Equatorial

Na sessão da Câmara Municipal de Itaituba, na terça-feira (24), o vereador Peninha denunciou a ação implacável da Rede Celpa Equatorial na aplicação de multas nos consumidores em Itaituba. Peninha disse na Tribuna que funcionários terceirizados da empresa vão às residências, chamam o consumidor e informam que o relógio está violado. Em seguida preenchem um formulário e mandam o consumidor assinar. Este, por sua parte, alheio ao que se trata, assina confessando a suposta irregularidade que vem ocorrendo no seu relógio, com desvio de energia elétrica. Meses depois, este consumidor recebe em sua casa a cobrança de valores absurdos de multas pelo desvio de energia elétrica.

“Os relógios, muitas das vezes são substituídos e os supostamente violados são encaminhados para Belém, onde em um laboratório da própria empresa, que só os técnicos dela têm acesso é feita a perícia. O consumidor não acompanha esta perícia, apenas recebe o resultado, que é a cobrança de valores absurdos acusado de ter desviado energia”, concluiu Peninha.

Esta ação está tirando o sossego da população, destacou Peninha. “Estas multas variam de valores. Tem cobrança que vem de R$ 5.000,00 e de valores muito maiores. Estes consumidores não têm como pagar. Procuram a Rede Celpa, a orientação é parcelar e pagar. Procuram o Procon, não tem resultado imediato e se não pagar ou parcelar vem o corte da energia”, frisou o edil.

“O pior, é que estes valores são aplicados pela própria empresa, que faz um cálculo próprio. Vejamos: quando da visita do funcionário da empresa, esta calcula os meses que supostamente houve de desvio de energia e multiplica pelo maior consumo. Com isto, o valor vem um absurdo. São estimativas. São cálculos que a empresa só ganha. O consumidor não tem direito a nada”, declarou o Vereador.

Para evitar um possível conflito futuro, entre a empresa e consumidores, o vereador Peninha requereu na Câmara a realização de uma audiência para discutir esta ação. Para esta audiência, Peninha quer a presença do Inmetro, Arcon, Procon, Rede Celpa Equatorial e Ministério Público.

FALTA MATERIAL PARA EXPEDIÇÃO DE CARTEIRA DO TRABALHO: Usando a tribuna da Câmara Municipal de Itaituba na manhã de quarta-feira, o vereador Peninha criticou o Ministério do Trabalho pela falta de material para expedir a carteira profissional de trabalho. O Vereador alegou que há vários dias a agência em Itaituba não está expedindo a carteira.

O Vereador procurou o representante do Ministério do Trabalho em Itaituba e foi informado que realmente não tem material para expedir a carteira. Também a funcionária do MT disse que as novas carteiras agora serão digitais e constarão de nome, CPF, RG, Título de Eleitor e Carteira de Habilitação.

A falta de material foi classificada como vergonhosa pelo vereador Peninha. O edil disse que não tem justificativa, a falta de material para expedir a carteira do trabalho em Itaituba, pois com a chegada de empreendimentos os órgãos deveriam se preparar para atender a necessidade. Se trata do MT, este mesmo que deveria dar uma maior atenção, pois esta carteira é o principal documento para se conseguir emprego.

Peninha disse que hoje, para alguém conseguir uma carteira do trabalho deve se deslocar até Santarém e isto causa despesas. “Como alguém que está atrás de emprego, não tem dinheiro, vai a Santarém para simplesmente adquirir esta carteira? Itaituba está na contramão. Itaituba está tendo um retrocesso”, frisou o edil.

Preocupado com esta situação, o Vereador pediu para a Câmara Municipal encaminhar documento ao Ministério do Trabalho em Belém e Brasília, solicitando que seja agilizada a implantação em Itaituba do sistema digital para a expedição da carteira do trabalho. O edil também pediu para que sejam comunicados aos senadores e deputados federais da região para juntos ao Ministério do Trabalho agilizarem a expedição da carteira profissional do trabalho em Itaituba.

Fonte: RG 15/O Impacto

 

2 comentários em “Rede Celpa acusada de aplicar golpe contra população de Itaituba

  • 27 de maio de 2016 em 11:32
    Permalink

    Um assalto a mão armada. O pior de tudo e q vc vai ao Procon para receber um atendimento e se depara com um escritório da rede Celpa lá dentro. Brincadeira essa situação. Cadê o ministério público??? Palhaçada

    Resposta
  • 26 de maio de 2016 em 18:20
    Permalink

    A maioria dos casos procede quando a equipe atua na casa do cliente, precisa especificar cada caso, um caso pode ser diferente do outro. alguns pontos que precisar ser considerados:
    1) Equipe terceirizada “pressiona” o cliente no ato da vistoria.Pela norma, o cliente precisa acompanhar todo o serviço, desde um bom dia, boa tarde até o final do serviço.
    2) Tem vários casos que o medidor queima, a equipe do plantão vai na residencia ( ATENÇÃO essa equipe não tem medidor no carro, eles ligam direto o cliente e muitas das vezes não informa ao setor responsável para colocar um outro medidor no dia sequinte) O QUE ACONTECE: caracteriza uma fraude com o medidor instalado na casa do cliente queimado.
    3) SENHOR CLIENTE – vcs precisam cobrar da equipe as informações que eles fechar o serviço ( Sugiro gravar a conversar via video)
    4) A maioria das equipes de campo infelizmente não são instruidas quanto ao processo ( a empresa faz um treinamento com as equipes que devia ter uma avaliação pós treinamento para medir a EFICIENCIA do treinamento com o cliente)
    Bom de imediato essas informações são muito uteis, caso alguém queira consultoria me envie e-mail
    vsmarcas@gmail.com

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *