Tragédia: Homem é linchado após assassinar comunitário na Vila de Curuai

Delegado Luís Paixão

Um homem conhecido por João Augusto (Gugu) foi linchado por várias pessoas na Vila de Curuai, região do Lago Grande, no município de Santarém. O crime aconteceu ontem, domingo. João Augusto, após cometer um assassinato no sábado na localidade de Cruzador, região do Lago Grande, às margens da Translago, durante um torneio de futebol, fugiu do local e se embrenhou na mata. Um morador da área conseguiu localizar João Augusto e o atingiu na perna, com um tiro de espingarda. A Polícia conseguiu prender João Augusto e levá-lo para o Centro de Saúde de Curuai. A população revoltada com o crime praticado por João Augusto, invadiu o Centro de Saúde, tirou o acusado das mãos da Polícia e fez justiça com as próprias mãos.

Fatos: O jovem Rosivan Silva de Sousa, de 26 anos, assistia uma partida de futebol na localidade de Cruzador, no sábado à tarde, quando sem esperar recebeu uma facada na costa desferida por João Augusto. Rosivan foi socorrido pelos parentes e amigos e levado para o Centro de Saúde de Curuai, mas não resistiu e duas após faleceu. A população ficou revoltada, pois Rosivan era uma pessoa bastante conhecida e querida na comunidade de Cruzador. Todos saíram à procura do criminoso. Um morador conseguiu localizar João Augusto dentro da mata e o atingiu com um tiro de espingarda. Mesmo ferido, João Augusto se escondeu, mas a Polícia conseguiu localizá-lo no domingo pela manhã e o levou para o Centro de Saúde. Ao saber da notícia da prisão de João Augusto, a população se dirigiu ao Centro de Saúde na tarde de ontem, quando tirou o acusado das mãos da Polícia e fez justiça com as próprias mãos, fazendo o linchamento no meio da rua.

C
Corpo de João Augusto após o licnhamento

Uma equipe da Polícia Civil, tendo à frente o delegado Luís Paixão, já está na vila de Curuai, para investigar o crime. Também uma equipe da Polícia Militar, Grupo Tático e peritos do IML se encontram no local. O clima é tenso em Curuai e a chegada da Polícia deve amenizar a situação, pois foram duas pessoas mortas somente no final de semana.

No ano passado, na véspera do Plebiscito, uma pessoa foi assassinada com as mesmas características, ou seja, através de linchamento. Os assassinos foram identificados, mas até agora ninguém foi preso.

Fonte: RG 15/O Impacto

18 comentários em “Tragédia: Homem é linchado após assassinar comunitário na Vila de Curuai

  • 30 de maio de 2012 em 16:15
    Permalink

    Nunca houve justiça em vila curuai. Posso confirmar porque nasci e cresci nessa vila. Durante os 18 anos que morei ali convivi em meio a tantos assassinatos brutais e que ate hoje nao tiveram soluçao. Meus familiares , amigos e moradores convivendo em meio a bandidos , correndo o risco de serem a proxima vitima. Politicos so acham o caminho de ida á vila curuai em epoca de eleiçao.

    Resposta
  • 5 de maio de 2012 em 14:31
    Permalink

    fico feliz com estas atitudes vamos eliminar estes bandidos, merecem um premio estas pessoas parabens..

    Resposta
  • 10 de abril de 2012 em 15:15
    Permalink

    gostaria que vc colocace fotos la das comunidade com por explos paissandu, cruzado e casas que ficam na beiras da estradas gostaria de ver a casa onde gonçalo batista morrava ficarei muito agradecidas.

    Resposta
  • 15 de fevereiro de 2012 em 17:46
    Permalink

    que Deus mim perdoe mais esse mereceu,segundas informaçoes ele era acostumado matar pessoas inoscente,só ah 2 caminho pra bandido cadeia ou morte esse teve seu merecimento claro sair matando pessoas é´errado mas puts ver o vagabundo perto é de+ ninguém conhece seu proprio eu,acho que os PM nao tinham como fazer nada é só colocar a mão na conciencia eram menoria eles tbm tem familia

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2012 em 08:26
    Permalink

    Gostei matou morreu,se for assim sempre blz ninguem vai matar mais.

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2012 em 06:20
    Permalink

    JÁ SE SABE QUE O ESTADO DO PARA É UMA TERRA SEM LEI,Ô PERDÃO DIGO SEM POLICIA E JUSTIÇA. POIS LÁ A JUSTIÇA É FEITA COM AS PROPIÁS MÃOS,O QUE MAIS ADMIRA É UM SECRETÁRIO DE ESTADO DAR DECLARAÇÕES NO MÍNIMO EMBARAÇOSAS.FALTA MUITO PARA ESTA TERRA SEM LEI ORDEM E MORALIDADE SER UM ESTADO.MAS CONTINUEMOS CAMINHANDO,POIS A POLICIA VEM AÍ…KKKK.

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2012 em 10:11
    Permalink

    O que mais me causa espanto é que os policiais estão vendo tudo e não fazem nada. Mataram um vagabundo, isso eu sei, mas justiça com justiça olho por olho o mundo acaba cego.

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2012 em 09:06
    Permalink

    eu não posso dizer que e certo nem que e errado fazer justiça com as próprias mãos,mas fazer o que teu inimigo faz em que és melhor que ele?

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2012 em 19:15
    Permalink

    SE FUDEEEEEEEUUUUU!!! Se tivesse ficado vivo, a justiça teria absolvido ele!!! PAU NELE!!

    Resposta
  • 28 de janeiro de 2012 em 22:30
    Permalink

    Se esse pais tivesse leis, tenho certeza que isso não tinha acontecido, por que o que o povo falo desse fulano, quantas familias ele destruiu, agora encontrou o que procurava.

    Resposta
  • 25 de janeiro de 2012 em 11:16
    Permalink

    A justiça de Deus não falha mas, a população não aguenta mais tanta violência e impunidade. Casos de justiça com mas próprias mãos estão mais comuns, e não se limitam só em vilas ou cidades pequenas, os moradores das capitais também não estão mais tão tolerantes com a violência. É preciso mais segurança e mudança nas Leis, para que assim, a população possa confiar na justiça dos homens.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 23:19
    Permalink

    se o joão augusto não tivesse matado o rosivan, tenho certeza que essa noticia não teria existido. toda ação gera uma reação. não defendo a atitude da população, mas se esse joão augusto tivesse pensado no outro ser humano. estavam os 2 vivos ao lado das suas familias. a falta de segurança do estado é uma verdade, mas e a falta de conciencia das pessoas? tenho 34 anos e nunca sai por ai dando facada em ninguem, mas não sei qual a minha reação se eu ver uma pessoa querida morta no chão e o culpado lá perto. instinto todos nos temos. domar eles é que é o negocio.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 22:48
    Permalink

    NAO ADIANTA FAZER JUSTICA CM AS PROPIAS MAOS, POQ NAO DEIXAR POLICIA RESOLVESSE, E DEPOIS ELE SE ACERTAVA CM DEUS?

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2012 em 08:39
    Permalink

    Sei que não é permitido ninguem tirar a vida do outro,mais voce enfrentar um batalhão pra defender um bandido,eu que não faria,podia sobrar pra mim.Li um comentaria em outra reportagem que dizia mais ou menos assim:\”NUNCA VI UM BANDIDO VELHO,SEMPRE ACABA NO CEMIT´RIO OU NA CADEIA\”,esse optpu pelo cemitério.

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2012 em 19:44
      Permalink

      Realmente, a questão também pode ser analisada da seguinte forma: Caso a polícia tentasse impedir, usaria a força? Usar a força significa ter as armas em punho; Atiraria para o alto? E se o militar estivesse com sua integridade física em risco? poderia atirar em um popular? Infelizmente o policial militar muitas das vezes se encontra em situações complicadas. Se preder, a lei solta; se atirar, é preso; Ser militar é só ganhar no … e viver dando bom dia e sorrindo?

      Resposta
  • 23 de janeiro de 2012 em 22:11
    Permalink

    é helinelson talvez vc esteja certo, mas o que vc queria que a PM fizesse, veja bem era quase mil populares para apenas seis policiais militares, e se a policia saisse atirando nas pessoas com objetivo de salvar a vida da pessoa que estava em atendimento no posto de saude, qual seria a colocação da população, é logico iam falar que era para os PM\’s deixar o povo fazer justiça com as propias mãos, a culpa de as pessoas morrerem nao e da policia e sim do estado que nao estrutura para as policias trabalhar, se vc ja foi em curuai ja deve ter visto como os policiais ficam alojados sem contar a falta de alimentação e outras que nao vou citar. pense bem antes de criticar.

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2012 em 16:31
    Permalink

    Ana Paula você esta certa nas suas colocações,porém a policia não pois esse não foi o primeiro casoque aconteceu nessa comunidade, tenho informação de outros casos até mesmo com policias militares que foram vitimas. a questão é porque o camandante da policia militar eo superentendente da policia civil não tomaram providencias , esse reflexo nos vimos na imagem quando um policial pede para os colegas sairem do local ignorando a entrada dos comunitário.que dava para fazer algo dava sim mais o medo se complicação e responder foi maior. del.Gioberto o jornal impacto elogia muito o senhornas nas ultimas edições não sei porque. vamos trabalhar para que isso não se repita mais

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2012 em 14:42
    Permalink

    sei q. não é facil p/ a família,mas dai fazer justiça com as proprias mãos não dá,por que vcs se tornaram criminosos iqual a ele, era melhor entrega-lo para justiça pra ele sofre um pouco aqui na terra depois era com Deus q. ele tinha q. acertar sa contas

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *