Dom Orani é nomeado cardeal, pelo papa Francisco

Dom Orani TempestaO Papa Francisco anunciou neste domingo a criação de 19 novos cardeais e, entre eles, está o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, único brasileiro da lista. Ao todo, 16 têm menos de 80 anos. Entre os escolhidos há um representante da Argentina, mesmo país de Francisco, e de lugares como Haiti e Burkina Faso. A lista inclui, ainda, segundo o site da Arquidiocese do Rio, responsáveis da Cúria Romana e várias dioceses. Dom Lorenzo Baldisseri, que foi Núncio Apostólico no Brasil, também foi nomeado.

No fim da manhã deste domingo, Dom Orani falou com exclusividade ao GLOBO, por telefone, e contou ter ficado surpreso com a escolha.

— É uma grande responsabilidade, me sinto honrado pela confiança que o Papa depositou em mim. Estou empenhado na missão com o povo de Deus. Não esperava a nomeação, fui surpreendido como todos. Ainda não recebi nenhum comunicado oficial — disse Dom Orani, acrescentando. O Espírito Santo ilumina as pessoas e os cardeais de maneiras diferentes. Cada Papa têm sua importância. Papa Francisco tem a virtude de ser muito próximo do povo de Deus, chamando o mundo à paz.

Para o Arcebispo do Rio, sua missão não muda, mas aumenta:

— Minha missão não mudou, apenas aumentou. Vou continuar servindo à Igreja e a Deus, como tenho servido, agora em dimensão universal. Apesar de o Papa ser um líder mundial, a América Latina abriga metade dos católicos do mundo. Talvez isto explique a escolha da maioria cardeais latino-americanos.

Cerimônia de criação dos novos cardeais será em fevereiro

Os cardeais têm a tarefa de ajudar o sucessor de Pedro no desenvolvimento do seu ministério de confirmar os irmãos na fé e de ser princípio e fundamento da unidade e da comunhão da Igreja, segundo a arquidiocese.

O anúncio foi feito no final da oração do Ângelus, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Conforme anunciado no dia 31 de outubro de 2013, o Consistório de criação dos novos cardeais será no dia 22 de fevereiro, na festa da Cátedra de São Pedro.

Na ocasião, o Papa entregará três símbolos ligados à vida e à missão de um cardeal: o barrete, o anel e o título cardinalício. Os cardeais estarão usando a veste cardinalícia, na cor vermelha, que representa o sangue do martírio e indica que cada cardeal de certa forma está pronto a dar a vida por Cristo e a sua Igreja em toda e qualquer circunstância.

O Brasil tem outros integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, como Dom Cláudio Hummes, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Odilo Scherer, Dom Raymundo Damasceno Assis e Dom João Braz de Aviz.

Dom Orani esta no Rio desde 2009

De uma família de imigrantes italianos, Orani João Tempesta nasceu em junho de 1950 na pequena São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, uma cidade genuinamente religiosa. Coroinha na infância, ele esperou terminar o colegial para informar à família que seguiria a vida religiosa.

Especialista em comunicação, dom Orani foi o presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB, por dois mandatos consecutivos, de maio de 2003 até maio de 2011. Em 27 de fevereiro de 2009, o Papa Bento XVI nomeou-o arcebispo do Rio, uma cidade que, segundo a mesma pesquisa do IBGE, tinha em 2010 3.229.192 católicos, ou 51,09% de sua população.

Defensor fervoroso da fé carioca, dom Orani garante que, para além do futebol, da praia e do carnaval, a população do Rio tem uma alma religiosa. Ele chegou à cidade em um momento importante de mudanças na segurança, com ocupações para pacificação em várias comunidades. A primeira providência foi criar o projeto “Rio Celebra”, para aproximar os católicos da igreja. Uma vez por mês, dom Orani ou um dos cardeais da Arquidiocese realiza missa em uma das paróquias da cidade. A missa é transmitida pela Rádio Catedral.

A lista dos novos cardeais:

1 – Monsenhor Pietro Parolin , Arcebispo titular de Acquapendente , Secretário de Estado.

2 – Dom Lorenzo Baldisseri , Arcebispo titular de Diocleziana , Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos.

3 – Dom Gerhard Ludwig Müller, Arcebispo-Bispo emérito de Regensburg , Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé .

4 – Dom Beniamino Stella, Arcebispo titular de Midila , Prefeito da Congregação para o Clero .

5 – O Arcebispo Vincent Gerard Nichols, arcebispo de Westminster ( Grã-Bretanha ) .

6 – Dom Leopoldo José Brenes Solórzano , arcebispo de Manágua ( Nicarágua) .

7 – Bispo Gérald Cyprien Lacroix Arcebispo de Québec (Canadá).

8 – Dom Jean -Pierre Kutwa de Abidjan ( Costa do Marfim) .

9 – Dom Orani João Tempesta, O.Cist , Arcebispo do Rio de Janeiro (Brasil) . .

10 – Dom Gualtiero Bassetti , Arcebispo de Perugia – Città della Pieve (Itália).

11 – Dom Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires (Argentina) .

12 – Dom Andrew Yeom Soo Jung, arcebispo de Seul (Coréia) .

13 – Dom Ricardo Ezzati Andrello , SDB , arcebispo de Santiago de Chile (Chile) .

14 – Dom Philippe Ouedraogo Nakellentuba , Arcebispo de Ouagadougou (Burkina Faso) .

15 – Dom Orlando B. Quevedo , OMI, arcebispo de Cotabato (Filipinas) .

16 – Bispo Chibly Langlois, Bispo de Les Cayes (Haiti) .

Também foram escolhidos três eméritos:

Arcebispo Loris Francesco Capovilla , Arcebispo titular de Mesembria ;

Dom Fernando Sebastián Aguilar, Arcebispo emérito de Pamplona ;

Bispo Kelvin Edward Felix , arcebispo emérito de Castries , West Indies .

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *