Estudantes com certeirinhas vencidas são barrados em ônibus

Centenas de estudantes foram barrados
Centenas de estudantes foram barrados

Estudantes de escolas públicas de Santarém denunciam problemas relacionados ao passe-estudantil. Mesmo após a Prefeitura Municipal tendo anunciado a prorrogação do prazo de validade das carteirinhas que haviam vencidas no final de março para o mês de abril, os estudantes denunciam que os cobradores de ônibus não estão atendendo a determinação e, os estudantes estão sendo barrados quando vão passar na catraca.

Na última segunda-feira, 31, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) determinou uma portaria prorrogando o prazo de validade das carteiras de estudantes do Município de Santarém, até o dia 30 de abril. Uma nota da SMT destacou que o efeito da Portaria seria direcionado, exclusivamente, para a aquisição de passes estudantis nos coletivos ligados ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SETRANS).

Em nota, a SMT garantiu que o comunicado foi feito ao presidente do SETRANS, Washington do Vale, através de Ofício nº 211/2014. O motivo da prorrogação seria para não penalizar os cerca de quatro mil estudantes que ficaram de fora do cadastramento, que terminou no dia 31. Porém, mesmo com a determinação da SMT, centenas de estudantes reclamam que estão sendo barrados nos ônibus em Santarém.

Na tarde da última quarta-feira, 2, um grupo de estudantes afirma que foi constrangido ao ser barrado em um ônibus da empresa Perpétuo Socorro, que faz a linha Amparo/Conquista. De acordo com os estudantes, o cobrador não liberou a catraca para um adolescente de 16 anos que voltava da escola.

O problema, segundo os adolescentes, teria acontecido devido a carteira estudantil estar bloqueada por determinação do SETRANS.

Após sair do coletivo a mando do cobrador o adolescente que estava sem dinheiro na hora para pagar a passagem disse que se deslocou até o local de trabalho de uma tia para pedir ajuda.

A tia do estudante, Maiara Oliveira, inconformada com o constrangimento sofrido pelo sobrinho, resolveu denunciar o caso à imprensa santarena.

Ela explica que seu sobrinho saiu da escola e tentou pegar o ônibus para ir para a casa dos pais como faz diariamente. Porém, quando foi passar pela catraca foi surpreendido com a atitude do cobrador. “Ele foi impedido de passar a carteira de estudante e foi solicitado que ele descesse do ônibus. Para minha surpresa, ele apareceu no meu trabalho. Ele apanhou o ônibus que faz a linha Amparo Conquista”, denuncia a tia do garoto.

Já o morador do bairro do Santarenzinho, Antônio Santos Pimentel, também denuncia que seus filhos passaram pelo mesmo problema. “Eles estudam à tarde e precisam apanhar ônibus da mesma empresa, também, mas estão com os cartões bloqueados e não conseguiram passar na catraca”, conta o trabalhador, ressaltando que precisou ir até a escola onde os filhos estudam, localizada no centro da cidade, para levar dinheiro para retornarem para casa.

“Nenhum dos meus filhos está passando nos ônibus. Eu liguei para a escola e soube que recusaram as carteirinhas deles, não passaram em nenhum dos ônibus da Perpétuo Socorro, nem no Amparo, Alvorada, Maracanã, Santarenzinho. Eu tive que ir na escola levar dinheiro pra eles voltarem pra casa”, reclama Pimentel.

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Estudantes com certeirinhas vencidas são barrados em ônibus

  • 9 de abril de 2014 em 12:26
    Permalink

    O QUE E CERTEIRINHA?QUE ERRO TÃO GRANDE ESTE FALTA REVISÃO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *