Pescadores preparam homenagem a São Pedro em Santarém

Colônia de Pescadores Z- 20 organiza as homenagens ao seu padroeiro, São Pedro
Colônia de Pescadores Z- 20 organiza as homenagens ao seu padroeiro, São Pedro

A Colônia de Pescadores Z- 20, em Santarém, no Oeste do Pará, organiza as homenagens ao seu padroeiro, São Pedro. Para este ano, a programação destaca o tema: “E vós quem dizeis que eu sou?”. Inicia na manhã do próximo sábado, 21, com uma panfletagem na Orla e nas embarcações.

Já às 19h30, de sábado, será a missa de abertura na igreja São Sebastião. O momento forte das homenagens será no dia 29, através da procissão fluvial e terrestre e missa de encerramento na Praça da Matriz. Na parte social, os pescadores e pescadoras vão realizar noite cultural, assembléia da categoria, almoço de confraternização, entre outros.

Segundo a diretoria da Colônia Z-20, a tradição das festividades de São Pedro acontece há mais de 63 anos, em Santarém. De acordo com a Z-20, a cada ano o evento ganha grandiosidade, onde mais pessoas procuram as embarcações, para participar da procissão fluvial, a qual proporciona momentos de alegria, louvor e adoração, para a comunidade católica santarena.

Além de fiéis católicos, pessoas que seguem outras religiões também participam da procissão fluvial de São Pedro.
Durante a procissão fluvial do dia 29, que vai iniciar no Terminal Fluvial Turístico (TFT), mais de 50 embarcações enfeitadas deverão participar do trajeto que passa pela frente da cidade e pelos bairros Uruará e Maicá.

Antes da procissão todos os barcos serão vistoriados pela Capitania dos Portos, que também deve acompanhar o percurso. Durante a fiscalização, coletes salva vida e habilitação, obrigatória aos navegantes serão vistoriados pelos militares.

Após a chegada, uma missa será realizada em frente à igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição para encerrar os festejos.

SANTO: São Pedro foi o primeiro papa da igreja católica e seu verdadeiro nome era Simão.

Padroeiro dos pescadores, ele cativa seus devotos por sua história de vida. Todos os anos é homenageado com uma procissão fluvial que atrai centenas de fiéis.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *