Sessão Tribuna Livre debate adequação do período do Defeso em Santarém

Sessão Tribuna Livre da Câmara Municipal de Santarém
Sessão Tribuna Livre da Câmara Municipal de Santarém

Vereadores e membros da Colônia de Pescadores Z-20 debateram na manhã desta terça-feira, 24, durante uma Sessão Tribuna Livre da Câmara Municipal de Santarém, em horário regimental, assuntos referentes à adequação do período do Defeso na Região e a implantação de um escritório do Ministério da Pesca Aqüicultura (MPA), no Baixo Amazonas.

“Esta sessão deve contribuir grandemente para a regularização dos profissionais de pesca, simbolizando uma grande conquista, não apenas para o setor pesqueiro,  mas para toda a comunidade”, disse o vereador Henderson Pinto (DEM), presidente da Câmara Municipal e autor do requerimento relacionado a sessão.

O diretor de assistência social da Z-20, Jucivaldo Pereira, informou que um relatório feito pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aponta que o pirarucu está em extinção. O resultado preocupa os pescadores, por isso eles discutiram o assunto na Câmara para encontrar soluções no intuito de proteger a espécie de peixe. “No relatório que temos, concluído pela Ufopa, dos anos de 2011, 2012 e 2013, proveniente da pesca artesanal, não temos a entrada do pirarucu, que é um peixe específico, um peixe nobre da nossa região. Então, diante disso estamos preocupados com a espécie pirarucu. Discutimos esse assunto na Câmara e, levamos propostas para ver o que podemos fazer com relação ao pirarucu na região”, argumentou.

Pereira reforçou que a outra pauta discutida foi a implantação do escritório do MPA em Santarém para facilitar a resolução de questões relacionadas à documentação de associados.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *