HRBA realiza campanha Novembro Azul em Santarém

Hospital Regional de Santarém
Hospital Regional de Santarém

Inicia nesta terça-feira, dia 11 de novembro, a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Próstata denominado Novembro Azul. Este ano a programação em Santarém, região Oeste do Pará, terá sua abertura oficial em sessão solene na Câmara Municipal de Santarém, e prossegue até o dia 19, quarta-feira, dia que marca a Luta contra o Câncer de Próstata, doença que tem como principal aliado o preconceito e a falta de informação.
No Hospital Regional do Baixo Amazonas, a Campanha terá sua abertura na manhã do dia 13 de novembro, quinta-feira, às 8h30min, com palestras educativas e de sensibilização para os colaboradores sobre a saúde do homem, porém na noite do dia 12, quarta-feira, a fachada do HRBA receberá a iluminação Azul. No período de 17 a 21 de novembro serão realizadas palestras nas recepções principais do HRBA para os usuários. No dia 19, quarta-feira, a orla de Santarém será palco da Ação Azul com uma blitz educativa e de sensibilização sobre o Câncer de Próstata e outras doenças relacionadas à Saúde do homem.
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO:
Sessão Especial Câmara 11/11 – 9h Câmara Municipal
Iluminação Azul 12/11 – 18h Área Externa HRBA
Abertura e
Distribuição de laços
13/11 – 8h30min Auditório HRBA e
Recepções do HRBA
Palestra Colaboradores 13/11 – 9h Auditório HRBA
Palestra Usuários 17 a 21/11 – 8h e 15h Recepções
Ação Azul 19/11 – 19h Ação Educativa Orla
Ainda nesta noite será realizado o lançamento oficial do I Congresso de Oncologia do HRBA, evento que será realizado no período de 26 a 29 de novembro nas Faculdades Integradas do Tapajós. As inscrições para o congresso estão abertas e podem ser feitas na Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA e na Universidade do Estado do Pará (UEPA), curso de medicina 2013. 2, informações pelo email ensinoepesquisa@hrbaprosaude.org.br ou telefone (93) 2101-0700 ramal 755
SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA: O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. Em 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia iniciou uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2014 apontou 68.800 novos casos de câncer de próstata e 57.120 de mama. Na região Norte as estimativas para este ano é que sejam diagnosticados 2.480 novos casos da doença que se diagnosticada precocemente pode ter até 90% de chances de cura.
Segundo dados do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) atualmente estão em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas 141 pacientes diagnosticados com câncer de próstata, 12 com Ca de pênis, 9 com Ca de testículo, além de e 6 pacientes com Ca de mama.
Em 2013 foram realizados 12.424 consultas oncológicas, 805 cirurgias, 4.797 sessões de radioterapia, 2.039 sessões de quimioterapia e 198 sessões de braquiterapia, totalizando 42.308 atendimentos.
FATORES DE RISCO: Os fatores de risco incluem, além da idade avançada (acima de 50 anos), também o histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares, como manter uma dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas, além do sedentarismo e o excesso de peso. Apesar de os homens considerarem constrangedor o exame de toque retal, e por isso muitos evitarem os consultórios médicos, a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é a realização deste exame e a dosagem do PSA no sangue, como investigação inicial do câncer de próstata.

HRBA REALIZA CAMPANHA PARA ESTIMULAR DOAÇÃO DE SANGUE ENTRE COLABORADORES
O Hospital Regional do Baixo Amazonas, por meio de sua Agência Transfusional e, em parceria do Hemocentro Regional de Santarém, realiza nos dias 12 e 13 de novembro, quarta e quinta-feira, sua campanha anual de Doação de Sangue. Este ano o tema da campanha é “Quando você doa sangue, a vida continua! Seja amigo do HRBA” e tem por objetivo sensibilizar os colaboradores, usuários e acompanhantes sobre a necessidade de realizar a doação voluntária de sangue e ajudar a salvar vidas.
A meta da campanha é arrecadar 80 bolsas de sangue que visam abastecer o estoque técnico do Hemocentro Regional de Santarém, uma vez que hoje somos o principal consumidor do hemocentro em toda a região Oeste do Pará, com uma média de 230 transfusões por mês com cirurgias de média e alta complexidade.
A campanha de doação de sangue inicia às 14 horas e prossegue até as 18 horas, no setor de coleta do laboratório do HRBA. Podem realizar as doações voluntárias pessoas que estejam na faixa etária de 16 a 65 anos, em bom estado de saúde, com peso superior a 50 kg. Para realizar a doação é necessário estar bem alimentado, descansado e apresentar documento de identidade com foto.
Em Santarém, as doações também podem ser realizadas no Hemocentro Regional que fica localizado na Avenida Frei Vicente, S/N, bairro do Aeroporto Velho e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *