Juruti comemora redução de 95% nos casos de dengue

Ana Márcia de Oliveira e prefeito Marquinho
Ana Márcia de Oliveira e prefeito Marquinho

Enquanto muitos pequenos e grandes municípios brasileiros enfrentam problemas sérios com a incidência da dengue, doença características dessa época do ano na região amazônica, por causa das chuvas, Juruti, no Oeste do Pará, pode se orgulhar de ter praticamente erradicada esse mal nesse primeiro mês de 2014.

Segundo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em janeiro houve uma redução nos casos de dengue em 95% em relação ao mesmo período do ano passado, resultado de atividades conjuntas que a Prefeitura vem realizando desde novembro de 2013 com ações educativas nas escolas e entidades de bairros em parceria com o Hospital 9 de Abril.

Além disso, outras atividades que contribuem para a redução dos casos de dengue foram realizadas com ênfase e responsabilidade pela Prefeitura de Juruti, como coleta de lixo e entulhos sempre contando com a parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Segundo a secretária municipal de saúde, Ana Márcia Cunha de Oliveira,  todas essas ações são importantíssimas para Juruti alcançar essa situação favorável.

Entretanto, ela ressalta que o que também ajudou foi que a Semsa intensificou as visitas domiciliares com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde levando as informações para a população. A secretária diz ainda que a contribuição e conscientização da população também foram decisivas para que a doença deixasse de fazer parte da vida dos jurutienses.

“Todo o esforço do governo seria em vão se não houvesse a participação da população tomando os cuidados recomendados pelos nossos profissionais”, disse Ana Márcia, ressaltando que as campanhas vão continuar para que Juruti não venha a ser manchete nos meios de comunicação como município com muitos casos de dengue.

O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, parabenizou a secretária Ana Márcia Cunha, e todos os profissionais envolvidos nas campanhas para se evitar a dengue. “Isso é uma prova de que o trabalho de prevenção é válido e traz resultados positivos”, comentou ele  pedindo que todos continuem empenhados para que a dengue não assuste mais a população de Juruti.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *