Trabalhadores invadem área próxima ao Lago do Juá

Margaret Ferreira
Margaret Ferreira

Membros do Movimento dos Trabalhadores em Luta por Moradia (MTLM) ocuparam no último final de semana uma área localizada entre o Rio Tapajós Shopping e o loteamento da SISA/BURITI, próximo ao do Lago do Juá. Dezenas de famílias alegam que não têm casa própria e, que por esta razão ocuparam a área.

De acordo com a coordenadora do MTLM, Margareth Ferreira, há alguns anos, o Movimento trava uma batalha com as autoridades de Santarém, desde o Poder Executivo, passando pelo Legislativo, Judiciário e Ministérios Público Estadual (MPE) e Federal (MPF), onde em outras ocupações os membros do grupo foram agredidos, hostilizados e humilhados por homens da Polícia Militar.

“Foram noites dormidas ao relento e a mercê de bandidos que nos rondavam durante os acampamentos de ocupação. Amigos e lideranças enfrentaram o desespero de passar seis dias presos na Penitenciária de Cucurunã, em companhia de bandidos e criminosos, tudo porque ousaram dizer que as autoridades estavam erradas”, desabafa a líder comunitária.

Quando as famílias ocuparam a área, segundo Margareth, só encontraram mata fechada, sem nada dentro e, que se consolidava como uma terra que não tinha nenhuma finalidade social e econômica, pois nada produzia. Para ela, a área improdutiva tinha apenas um objetivo, que seria destinada a especulação imobiliária, com a obtenção de lucros por parte de grupos ‘poderosos’ da cidade.

“Queremos que as autoridades saibam que se nós enfrentamos toda essa situação é porque não temos onde morar e não agüentamos mais viver na exclusão, sem a perspectiva da casa própria. Só as pessoas que já viveram de aluguel sabem a falta que esse dinheiro faz a quem é assalariado!”, exclama Margareth.

Ela alega que a população carente de Santarém já está cansada de promessas que não são cumpridas pela classe política. “Os programas do Governo Federal não resolvem o problema da falta de moradia. A cada ano que passa só cresce a demanda de pessoas que não têm onde morar”, diz.

Fonte: RG 15/O Impacto

3 comentários em “Trabalhadores invadem área próxima ao Lago do Juá

  • 12 de fevereiro de 2014 em 08:30
    Permalink

    Senhores sera que vao esperar o buraco aumentar e acontecer um acidente no fernado Guilhon? vala essa que foi feito para drenagem da agua do minha casa minha vida ja não basta a buraqueira que esta eles fazem e deixam la para quebrar carros e acontecer acidente, sera que so trabalham qdo a imprensa denuncia?

    Resposta
  • 11 de fevereiro de 2014 em 08:14
    Permalink

    Degradar o que? La não tem mais nada que proteger, esta tudo devastado. Vamos invadiiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!

    Resposta
  • 11 de fevereiro de 2014 em 08:09
    Permalink

    Agora, esses falsos sem-teto vão degradar toda essa área para mais tarde culparem terceiros por crime ambiental, como fizeram na área da Buriti. Que as autoridades olhem com carinho essas manobras dessa turba. Os proprietários de imóveis não têm porque pagar a conta de quem não tem onde morar. Invadem, praticam o tão falado crime ambiental e logo em seguida, vendem os lotes a terceiros, partindo em seguida a novas invasões. que as policias hajam com todo o rigor em desfavor desses criminosos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *