Veranistas lotam praias de Santarém no início das férias escolares

Praia de Alter do Chão em Santarém
Praia de Alter do Chão em Santarém

Centenas de pessoas procuraram as principais praias e balneários de Santarém no primeiro fim de semana das férias. Visitantes de outras cidades próximas a Santarém e de outras regiões do Brasil procuraram as praias da cidade, como Alter do Chão, Ponta de Pedras, Pajuçara, Carapanari e Maracanã, em busca de lazer e diversão.
Além de Santarém, praias do vizinho município de Belterra também viraram pontos de lazer no último fim de semana, entre elas, Pindobal, Cajutuba e Aramanaí. Centenas de carros de passeio, motocicletas e diversos ônibus turísticos foram vistos nesses locais.
Para garantir a segurança dos veranistas, homens do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) realizam monitoramento nas praias da Região Metropolitana de Santarém (RMS). O serviço é comandado pelo comandante de 4º GBM, Tenente-Coronel QOBM, Luís Cláudio Rêgo dos Santos.
O maior público se concentra nos finais de semana (sexta, sábado e domingo) nas praias de Pindobal (município de Belterra) e Alter-do-Chão (município de Santarém). A tendência é que essa freqüência de público nas referidas praias aumente neste mês de julho, devido suas peculiaridades que as tornam mais atrativa aos veranistas.
Em Alter-do-Chão, as ações preventivas foram tomadas pelos Guarda-Vidas, tendo como principal problemática a má fixação de coletes salva-vidas por parte dos banhistas que utilizam caiaques e também as pequenas embarcações (catraias) que atravessam para a ilha do amor. Um fator que facilitou o bom andamento do serviço do GV foi à delimitação da área destinada aos banhistas, através de boias de sinalização, fazendo com que os motos nautas e pilotos de embarcações respeitassem a área delimitada.
De acordo com o Tenente-Coronel, Luís Cláudio Rêgo, neste período em que o fluxo de banhistas aumenta nos balneários devido às férias escolares, vinte militares estão envolvidos na ação que ocorrerá por todo mês de julho.
Ele destaca que no último fim de semana nenhuma ocorrência foi registrada, mas foram realizadas muitas orientações quanto ao uso de coletes salva-vidas por pessoas que usam caiaque e outras embarcações. “Os principais problemas envolvendo banhistas são: Dos adultos é a associação de bebida alcoólica com o nado, pois a bebida gera alto confiança, leva a noção de perda do perigo e desrespeito das normas de segurança. Já com as crianças, é nadar sem a companhia dos pais, isso não deve acontecer!”, aconselha.
Durante a operação, serão cobertas as praias de Maracanã e Alter do Chão em Santarém e Aramanaí, Pindobal e Cajutuba em Belterra.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *