Santarém realizou o Dia “D” de vacinação contra a gripe

A meta desta campanha é imunizar 73 mil pessoas
A meta desta campanha era imunizar 73 mil pessoas

O Dia “D” de vacinação contra a gripe foi realizado no sábado (26), de 8h às 18h. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA), disponibilizou 103 postos de vacinação.

Segundo o diretor da DIVISA, João Alberto Coelho, a meta desta campanha era imunizar 73 mil pessoas. “A vacina combate o vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B, subtipos de vírus da gripe. Na terça-feira (22), a DIVISA concluiu o abastecimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, informou.

Durante a vacinação, são prioritários os seguintes grupos: idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais de saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês em até 45 dias) e crianças a partir de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de doentes crônicos.

SANTARÉM PERMANECE COM BAIXO ÍNDICE DE CASOS DE DENGUE

Novo levantamento da Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA) demonstra que é baixo o risco de infestação pelo Aedes Aegyptino em Santarém. De janeiro a 24 de abril deste ano foram apenas 6 (seis) registros confirmados, o que representa queda de quase 100% de casos, comparando-se ao mesmo período de 2013, quando foram 775 confirmados.

As localidades que apresentaram casos dengue de janeiro a abril deste ano são: Santarenzinho (2 casos), Nova República (1 caso), Jacamim (1 caso), Comunidade de São Benedito do Ituquí (1 caso) e Tabocal (1caso).

Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) tem contado com o trabalho de 112 Agentes de Combate a Endemias (ACE), além de 534 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que percorrem 9 grandes áreas do município, compreendendo 108 localidades, distribuídas entre as zonas rural e urbana.

As equipes de controle e combate à dengue continuarão intensificando as visitas aos domicílios, prédios e terrenos. Caso ocorra o registro de foco do mosquito, o proprietário será notificado. A DIVISA ressalta quanto a importância dos moradores permitirem a entrada dos agentes para a vistoria e realização das ações de eliminação da dengue.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *