SOBRE A PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE SANTARÉM

Na extensa programação de aniversário de Santarém, (nunca antes vista na história desse Município), mas é porque tivesse muita obra a inaugurar era porque não tinha o que inaugurar e aí incluíram até visita as obras do dito futuro hospital materno infantil, palestra contra ‘dengue”, “espinhela caída”, “unha encravada”, “retirada de verruga”, ensinar a fazer chá de “casca preciosa” e “erva cidreira” e outros engodos para crescer a programação que até a presente data, ainda não terminou.

Apenas a tradicional Cerimonia da entrega da Medalha PADRE FELIPE BETTENDORF, como sempre, muito concorrida. Neste ano, uma das pessoas agraciadas foi realmente merecedora. O mestre e sindicalista JOSÉ SANTANA DE OLIVEIRA. Este sim uma pessoa que deu toda a sua juventude e maturidade ajudando o crescimento desta Cidade. E não é um como muitos que nem arreiam a “bruaca” aqui em Santarém já são agraciados como título disso, daquilo, nome de rua, sem nem terem feito por onde, só por serem amigo de Vereador e do Prefeito.

Com essa homenagem, talvez, o senhor Prefeito não tenha atentado que estaria prestando uma justa homenagem a outros tantos mestres que passaram pela nossa cidade e ajudaram a construir a nossa história. E aqui cito alguns que conheci, quando eu era aprendiz na oficina e nas obras onde aprendi a minha primeira profissão, carpinteiro, (naquela época, não era proibido ser aprendiz, antes dos dezesseis, eu fui a partir dos sete, e nem por isso, sou traumatizado, frustrado, ou outra coisa que o valha porque aprendi a trabalhar cedo).

Mestres como: mestre Manoel Raimundo, Alcides (pai do Dr. Rubem Miranda Chagas), Raimundo Branches (pai do saudoso médico, Dr. Branches), Virgilio (pai do Professor de Educação Física, e ex-atleta de futebol – Birimba), (Mimi Duarte (pai do Dr. Nivaldo), o seu vizinho Ismaelino (ex-árbitro de futebol e pai dos nossos atletas do vôlei), mestre Maranhão (pai do Dr. Soares), Mestre Taciano (pai do Dr. Palha), os meus avós – Mestre Felipe Almeida e Mestre Luiz Fonseca, este Carpinteiro Naval do estaleiro do Capibebire). E muitos outros que não me vem à memória neste momento. Então, um ponto para o Prefeito, inconsciente o nosso gestor homenageou a classe trabalhadora, operária, convém destacar que todos esses foram membros da SOCIEDADE ARTÍSTICA DE SANTARÉM.

Mas como nem tudo são flores, a programação foi tão vasta que tem que sair outro panfleto para designar a nova data, a da continuação, ou seja, Programa II, ou adendo ao Programa de aniversário de Santarém porque os prazos que foram estabelecidos, a máquina administrativa de Santarém não conseguiu cumprir e muitos estão esperando a vez, com uma nova data a ser remarcada. Como no caso específico do Museu João Fona, que estava marcada como um dos últimos eventos do primeiro Programa, que deveria ser 17 de julho às 19 horas. Agora deverá aguardar uma nova data. Olhe lá que já foi remarcada três vezes, e não sairá, para o dia hoje como última adiada, que era neste dia trinta de julho. Por enquanto não tem data definida.

A ficar como o secretário “tá no Projeto”, falou sobre a revitalização do Anfiteatro para uma repórter de um TV Local, que tão logo concluísse o Centro Cultural, concluiria o Anfiteatro que talvez em novembro, para o Círio da nossa Padroeira. Eu quero crer que vão emendar os festejos do aniversário da nossa cidade, até a data anterior em que se festejava o aniversário de nossa Cidade, 24 de outubro, quando ela foi elevada de Vila à Cidade, Em 1948. É, caro leitor, festejos do aniversário de Santarém, “nunca visto na história deste município”.

==========================

Até que enfim, retiraram aquela imundície que apelidaram de venda de peixe, no início da Fernando Guilhon. Onde fica a tão falada construção do Mercado e da Feira Livre do bairro do Santarenzinho. Agora um aparte. E o resto da cidade, como na orla de Santarém, com aquele monte de isopores e os peixes já estão “desquarados” de tanto trocar de gelo, e são vendidos para a população como se fosse “frescos”, bom para o consumo. Agora quero ver. Ou, ainda não há vaga, na pauta da TV. Porque essas operações só são feitas com a presença da imprensa. Estamos aguardando.

==========================

Nesta sexta, o melhor da Saudade, hoje no Fluminense com o toque musical da melhor dupla romântica de Santarém, Milton e Milena, a partir das vinte e três horas. Uma promoção da Associação dos ex-Atletas de futebol do São Francisco Futebol Clube, hoje, São Francisco de Master.

==========================

No próximo dia 16 de agosto será instalado o ponto da Concentração para a Torcida Tricolor de Santarém. Será na sede do Fluminense na Presidente Vargas, onde os torcedores do FLU poderão assistira a todos os jogos do Fluminense. Aguarde a programação de abertura, será digna do “Clube tantas vezes Campeão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *