Saúde em Alter do Chão será reforçada durante festa do Borari

Ação de saúde em Alter do Chão

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), a Prefeitura de Santarém reforçará o atendimento em Saúde na vila balneária de Alter do Chão neste final de semana, durante os dias do Festival Borari. De acordo com a Coordenadora da Divisão de Unidades de Atendimento (DUA), enfermeira Alba Leal, a equipe será integrada por um número maior de profissionais desde sexta-feira, 13 de julho, até domingo, 15.  O atendimento será feito por 01 médico, 02 enfermeiros, 02 técnicos de enfermagem, ambulância 24 horas do dia e em regime de plantão. Em caso de ocorrência grave, o SAMU 192 também estará de prontidão para atender no socorro e remoção de pacientes da vila balneária para o Pronto Socorro Municipal em Santarém. 

No domingo, 15, último dia do Festival Borari, além da equipe de plantão, uma equipe extra, com carro de apoio, percorrerá os locais onde houver maior número de pessoas na vila.

A Coordenadora da DUA esclarece que a preocupação da SEMSA em reforçar a presença das equipes de saúde em Alter do Chão, em períodos de eventos, é devido ao aumento de pessoas e a distância da vila para a cidade, com as eventuais ocorrências. “Sempre que são realizados eventos, temos a preocupação de reforçar o atendimento principalmente com médico, visando que, no surgimento de qualquer necessidade, os procedimentos adequados possam ser feitos lá mesmo na vila. Nossa equipe está capacitada e preparada para atender na Unidade 24 horas de Alter do Chão, qualquer tipo de emergência que possa ocorrer”, afirma a enfermeira Alba Leal.

PROFISSIONAIS DA SEMSA ATUAM NO JACAMIM

Moradores da região do planalto santareno foram beneficiados no sábado, 7 de julho, com ações integradas de saúde. A iniciativa foi da SEMSA, com os seguintes serviços: consulta de enfermagem, consulta médica, atendimentos odontológicos e educação em saúde bucal, exame do PCCU, emissão do Cartão SUS, vacinação, teste de Glicemia e aferição de Pressão Arterial.

Os atendimentos foram prestados aos comunitários de Jacamim, localizada à rodovia Santarém-Curuá-Una, e Garrafão, próximo a Mojuí dos Campos.

Na comunidade de Jacamim, os atendimentos foram realizados na Unidade de Saúde da Família e na escola municipal que atende a área.   22 servidores da Secretaria Municipal de Saúde prestaram os serviços que também beneficiaram moradores de Santos da Boa Fé, Perema e Tipizal. A ação, Coordenada pela Enfermeira Valdilene Lobo, começou bem cedo e foi até início da tarde. Segundo ela, esse trabalho atende as necessidades da população que pode ter mais próximo de onde mora, assistência profissional com garantia do SUS.

Na comunidade de Garrafão, 12 servidores da SEMSA prestaram os serviços na escola da área.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nelma Bentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *