SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012

Tenho acompanhado atentamente aos pronunciamentos políticos dos que estão se apresentando para a escolha do eleitor no pleito eleitoral de 7 de outubro. Como já disse em texto anterior, “umas fichinhas velhas conhecidas” e outros sem conteúdos, sem expressão e com a petulância de querer ser Vereador à Câmara Municipal de Santarém, mas como diz o dito popular, “quem não  gosta de política é governado pelos que gostam”. E como gostam! Porque a primeira coisa que fazem quando eleito e tomam  posse é pensar na reeleição, antes mesmo de apresentarem qualquer trabalho em favor do povo, no presente caso, por Santarém.

E como dizem os cientistas políticos: “Só existem dois tipos de políticos. Os que precisam da política para fazer dinheiro e os que precisam de dinheiro para fazer política”.

Alguns candidatos tem se apresentado como um salvador da pátria e como sempre, em seus pronunciamentos se confundem. Os candidatos ao Legislativo prometem fazer. Este verbo é de ação e esta é do Executivo. Os candidatos ao Executivo têm criticado o que não foi feito, ou seja, as mazelas, o abandono, o descaso por Santarém.

Alguns candidatos estão cantando a cantiga da perua e o samba de uma nota só: saúde, educação, infraestrutura e segurança. E o resto? Os candidatos a Prefeito nenhum deles, até agora falou como vai atrair indústrias para cá, para dar emprego e renda ao santareno e deixá-los aqui na Cidade, que é considerada uma cidade universitária, também. E por isso, estamos exportando mão de obra qualificada por falta de opção para que esses profissionais permaneçam aqui. Diferentemente da minha época em que se ia estudar curso superior fora e alguns voltavam para trabalhar aqui. Agora é o contrário fazem o curso superior aqui e vão trabalhar fora.

Alguns candidatos não podem falar, do outro, que falta fazer isso ou aquilo, principalmente, aqueles dos partidos que já dirigiram Santarém, (inclusive os que faziam parte da Coligação) por dois mandatos e esqueceram de fazer muitas coisas como, por exemplo, urbanizar a frente da sede dos poderes municipais: a Prefeitura e a Câmara Municipal de Santarém. Também pudera! Os prefeitos não andam a pé. Só nas caminhadas em campanhas,quando são muito populares, solícitos, afetivos e risonhos.

Na realidade, os prefeitos nem sempre se reúnem no Palácio Jarbas Passarinho, às vezes, na grande maioria, reúnem-se em uma secretaria ou na casa de um correligionário, fora da zona urbana, com o objetivo de fugir dos eleitores. Aqueles mesmos que lhes deram o mandato. Talvez por isso, não se preocupem com a poeira, com a lama, com o mato e o lixo que se acumulam no entorno destes prédios públicos e ao longo da Avenida Anisio Chaves, inclusive permitindo que uma empresa de engenharia, exclusiva do governo municipal, construísse um depósito em meio a avenida, antiga pista do aeroporto construído pelos americanos.

Espero que para sua retirada dali não seja preciso acontecer o que ocorreu com barracão da mesma empresa situado próximo aquilo que serve como estação rodoviária no Irurá, quando os populares derrubaram o barracão após ter ocorrido um acidente de moto com vítima fatal, (se a moda pega!).

 Depois de construídos o Palácio Jarbas Passarinho e Rio Tapajós, no governo Ronan Liberal (que usou a garagem municipal, na Adriano Pimentel, enquanto construía o novo prédio da Prefeitura), já tivemos um governo do Rui Correa, quatro anos; Lira Maia (dois mandatos, oito anos) e Maria do Carmo (dois mandatos, está completando oito anos). E Veja só! Amigo leitor, como dizem os jovens, ninguém se tocou!

Em todo esse tempo só mandaram capinar, senão o mato entrava nos prédios e mandaram, também, passar uma cal nas calçadas dos dois palácios e, ainda bem que chegaram a lhes aplicar umas mãos de tinta. E aí vai ficando, passando o tempo. E o que deveria ser um cartão postal de Santarém, por suas arquitetura moderna é um cartão de….e se não ajeitaram, onde era para eles trabalharem e receberem os convidados e autoridades, não se poderia esperar outra atitude com relação ao restante da Cidade, como Santarenzinho, Uruará, Área Verde, Jardelândia, Mapiri, Salé, Maracangalha, Cambuquira, Santo André, Vila Arigó, Santana e Prainha, além da fedentina do chamado “Belo Centro” da Floriano Peixoto até a Tapajós. Deus que me livre desse fedor!

Daqui a pouco a Anísio Chaves será igual a BR 163 – Santarém Cuiabá, que já tem mais de trinta anos e até agora o asfalto nada!

==================

A sua melhor sexta-feira é no FLUMINENSE. O Tricolor da Presidente Vargas, a “Banda Estação Ponto.Com” estará interpretando o melhor da Seresta e da Saudade, para os casais enamorados, a partir das vinte duas horas, não percam!

Um comentário em “SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2012

  • 5 de setembro de 2012 em 14:07
    Permalink

    sou filho desta terra e tenho muito orgulho por isso, estou há 30 anos morando fora e deixei a cidade exatamente porque tive esta visão a época que resolvi partir e fico triste em saber que os governantes que aí estão não conseguem cuidar como deveriam de um lugar tão belo. O pior é que não temos opções, passam se os governos e surgem candidatos cada vez piores ou ainda aqueles que retornam com as mesmas mazelas, povo da minha terra! abram os olhos, pesquisem, analisem, orientem aqueles que não conseguem enxergar.

    Eduardo,

    obrigado pela matéria, tenho muitas saudades de nossas praias e do nosso tricolor mocorongo, ah! aquelas manhãs de domingo de sol quando brinquei muito carnaval.

    um abraço

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *