Ano letivo em Juruti inicia com mais de 15 mil alunos matriculados

Secretária de Educação de Juruti, Régia Pinheiro
Secretária de Educação de Juruti, Régia Pinheiro

Começaram oficialmente na segunda-feira, 24 de fevereiro, as aulas nas escolas da rede municipal de ensino de Juruti. Nos estabelecimentos, a direção organizou uma recepção especial para receber os 15.500 alunos matriculados neste ano.

Na Escola Zelinda Guimarães, por exemplo, os 1.600 alunos, distribuídos em 42 turmas, foram recebidos com muito entusiasmo pelos professores, coordenadores pedagógicos, equipe de apoio e direção. O professor Gilson Gomes, diretor do estabelecimento, ressaltou a importância desse primeiro contato com a família do estudante, através de uma reunião em que foi apresentada a equipe que vai trabalhar na escola Zelinda Guimarães.

O diretor destacou que nesta semana será feita uma diagnose com todos os alunos matriculados no estabelecimento. E que as aulas iniciam integralmente no dia 06 de março, após o feriado de carnaval. Programação especial também foi realizada na Escola Maria Lúcia, no bairro São Marcos. Lá, os pais e os alunos participaram de uma palestra ministrada pelo Conselho Tutelar, que teve como tema “Família na Escola”.

Ao falar sobre o assunto o prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto disse que seu governo está fazendo de tudo para manter um sistema educacional de qualidade em Juruti. Para isso não tem poupado esforços para garantir transporte escolar, merenda regionalizada, salários dos profissionais e valorização de todo o magistério. “Em Juruti temos um dos melho9res salários de professores do Pará, o que prova que temos compromisso com a educação de qualidade”, comentou o gestor jurutiense.

CALENDÁRIO DA VÁRZEA: As escolas municipais das comunidades localizadas nas regiões do Curumucuri e Miri (várzea) iniciaram o ano letivo de 2014 no dia 03 de janeiro. Na várzea o calendário escolar é diferenciado, e depende do ciclo da cheia e da vazante dos rios e lagos da região. Em grande parte das comunidades, os alunos dependem do transporte escolar para chegar aos estabelecimentos de ensino. A partir de outubro reiniciaram as aulas do sistema regular do ensino médio no distrito de Juruti Velho, que é desenvolvido através da parceria entre a prefeitura de Juruti/SEMED e o governo do Pará/SEDUC.

 

PREFEITURA FAZ LICITAÇÃO PARA COMPRAR PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

Produtos da merenda escolar - Melancia e ovos
Produtos da merenda escolar – Melancia e ovos

Produtos da agricultura familiar serão usados na merenda escolar

A Prefeitura de Juruti dá um grande passo para o cumprimento da  lei 11.947/2009, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento ao Estudante para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas (de acordo com o Artigo 14).

Esta semana a gestão do prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto realizou a licitação para a aquisição de produtos da agricultura familiar para utilização na merenda escolar das escolas da rede municipal de Juruti, tanto da cidade como do interior. Um dos beneficiados é o senhor Nicolau do Nascimento Silva, criador de galinha caipira, comunidade Araçá Branco.

Adiney Oliveira Albuquerque, da comunidade São José do Laguinho/Planalto Mamuru, ressaltou a alegria de estar participando desse processo, pois isso vai trazer uma série de benefícios ao produtor rural. “É um recurso que entra pra comunidade, que fica no município, e isso é muito válido”, disse o produtor, que está preparado para garantir o fornecimento de melancia, banana e farinha de mandioca.

O secretário municipal de Produção e Abastecimento, Eraldo Albuquerque, destacou que a prefeitura colaborou no processo de organização dos produtores rurais da região de Juruti a fim de garantir a participação deles no referido processo, que obedece a regras do Governo Federal. “Estou bastante otimista, acredito que a gente possa atender esses 30% nessa primeira chamada pública, por conta da motivação que os agricultores estão tendo para participar”, disse o titular da pasta de Produção e Abastecimento.

A licitação aconteceu na biblioteca da Escola Municipal Zelinda Guimarães. “Estamos trabalhando dobrado para que tudo ocorra de forma efetiva para garantir uma alimentação saudável para os nossos alunos”, finalizou o secretário de Produção e Abastecimento.

Fonte: RG 15/O Impacto e  Rui Neri

 

 

Um comentário em “Ano letivo em Juruti inicia com mais de 15 mil alunos matriculados

  • 18 de maio de 2014 em 09:17
    Permalink

    Ate parece facil facil administrar um setor tao importante como a Sec. De Educacao,((Disciplina organizacao,transparencia,o bom dialogo com o povo.Somente as Culturas diferenciadas sao capazes desse otimo exemplo.
    PARABENS D.REGIA/ESPOSA DO MEU AMIGO MADSON.
    Abracos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *