Reitora da Ufopa tomará posse nesta quarta-feira

Professora Raimunda Monteiro
Professora Raimunda Monteiro

A reitora eleita da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Dra. Raimunda Monteiro, toma posse nessa quarta-feira, dia 09, em cerimônia realizada em Brasília (DF). A professora, natural de Santarém (PA), deve ser empossada pelo Ministro da Educação, José Henrique Paim.

A nomeação pela Presidente Dilma Rousseff, no último dia 31 de março, marca o início do mandato de quatro anos da docente e encerra o período de gestão pro tempore, em vigor desde dezembro de 2013. A reitora e seu vice, Prof. Dr. Anselmo Colares, foram eleitos no primeiro processo de consulta direta à comunidade acadêmica, realizado na Universidade em novembro do ano passado.

Sobre a reitora – Raimunda Nonata Monteiro possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo NAEA (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos) da UFPA (2003). Durante sete anos, atuou no Ministério do Meio Ambiente, onde coordenou o PDA/Sub-Programa Projetos Demonstrativos do PPG7, e foi diretora geral do FNMA/Fundo Nacional do Meio Ambiente. Foi fundadora e primeira diretora do IDEFLOR (Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará), de 2007 a 2009.

Raimunda foi a primeira Vice-Reitora pro tempore da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atualmente, é professora Associado I da Universidade Federal do Oeste do Pará. Possui experiência de ensino na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação e Teorias da Informação; Atuação na Gestão de Recursos Naturais e pesquisa nos temas: desenvolvimento sustentável, desenvolvimento regional, desenvolvimento rural, políticas públicas, gestão de florestas tropicais, ordenamento territorial e conflitos sociais no campo. Tem atuação na Extensão Universitária com projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Gestão Territorial Urbana e Gestão de Resíduos Sólidos. Coordena o Projeto Observatório de Economia Amazônica e Desenvolvimento Regional Sub-Projeto: Gestão Territorial e Conflitos Sociais Urbanos na Amazônia Central.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *