Pesquisa de clima comprova engajamento de funcionários da Alcoa

Alcoa de Juruti comemora um dos melhores índices de engajamento dos funcionários
Alcoa de Juruti comemora um dos melhores índices de engajamento dos funcionários

A unidade da Alcoa no município de Juruti, Oeste do Pará, comemora um dos melhores índices de engajamento dos funcionários. A empresa, líder do mercado mundial de alumínio, realiza anualmente uma pesquisa de clima organizacional entre todas as suas unidades no mundo. A planta de Juruti, que caminha para o quinto ano de operações, tem demonstrado que possui um ambiente de trabalho positivo e motivador: 86% dos funcionários estão engajados com a Companhia, seus Valores e suas maneira de atuação.

A sondagem, chamada Global Voices, é realizada por uma empresa de consultoria norte-americana. “A pesquisa avalia sistematicamente a opinião dos profissionais sobre a relação de trabalho, liderança, vontade de permanecer, expectativas e sobre a própria empresa. A partir dos resultados, definimos planos de ação para contribuir com o ambiente de trabalho e promover as melhorias necessárias ao sucesso das operações. Além disso, o colaborador vê a pesquisa como um canal de diálogo”, destaca Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos da Alcoa Juruti.

O Técnico de Qualidade Lucivaldo Souza Fernandes confirma a expectativa dos funcionários tendo a pesquisa como condutor de um relacionamento cada vez mais próximo entre as equipes, as lideranças e a própria empresa. “Por meio da pesquisa consigo conversar com a companhia, propor e sugerir ações. Um ponto digno para a nota de engajamento é a comunicação aberta e direta que temos com as lideranças. Isso reflete diretamente na motivação”, afirma Lucivaldo.

O monitoramento contínuo sobre o ambiente de trabalho, juntamente com outras iniciativas, como a valorização da mão de obra local – cerca de 75% dos funcionários da Alcoa Juruti é de  paraenses – e o respeito à diversidade – 20% do efetivo total é de mulheres, entre as quais 45% ocupam posições técnicas, de engenharia e de liderança –, rendem à Alcoa, há 12 anos, uma posição no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar e há dois anos melhor empresa para as mulheres trabalharem no Brasil, de acordo com o Great Place to Work Institute, em parceria com a revista Época. Também foi considerada pela revista Você S/A como uma das melhores empresas para se começar a carreira, contando com programas robustos voltados aos novos engenheiros, estagiários e jovens aprendizes.

Fonte: RG 15/O Impacto e Juliana Gatto 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *