Santarém poderá sofrer apagão durante a Copa do Mundo

Um fato novo que pode afetar a economia de Santarém e de todo o Oeste do Pará
Um fato novo que pode afetar a economia de Santarém e de todo o Oeste do Pará

Um fato novo que pode afetar a economia de Santarém e de todo o Oeste do Pará, bem como a população da região e que ninguém está percebendo, é um possível apagão de energia elétrica. Uma fonte do Sul do País informou, em primeira mão, à nossa reportagem, que em Brasília, mais precisamente no Ministério de Minas e Energia, existe forte corrente para que Santarém e outros municípios da região Oeste do Pará fiquem sem a energia do Linhão de Tucuruí nos meses de Junho e julho deste ano, para que essa energia seja levada para Manaus (Amazonas), durante a Copa do Mundo.

Segundo informações colhidas por nossa reportagem, Santarém será abastecida somente com a energia da Hidrelétrica de Curuá-Una, ou seja, insuficiente para suprir a necessidade de todo o Município, fato que ocasionará apagão na rede elétrica. Pelo visto, voltaremos a usar a tabela de energia nesses dois meses. Usaremos a iluminação somente de velas e lamparinas.

APAGÃO EM 2001: Muita gente ainda se lembra do sofrimento por qual passamos no ano de 2001, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, quando foi adotado o racionamento de energia elétrica. Tal fato poderá se repetir aqui em Santarém e região Oeste nos meses de junho e julho. Em 2001, o Pará, embora produtor e exportador de energia, também entrou no sacrifício. Para o apagão de 12 anos atrás, buscou-se como desculpa a falta de chuvas. Hoje, a causa, sem dissimulações, é uma só: negligência e falta de planejamento.

BELO MONTE: Um estudo realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) traz uma péssima notícia para as populações de pelo menos oito municípios da região Oeste do Pará, todos eles agora colocados sob o risco iminente de racionamento de energia elétrica. Na origem do problema está o fato de que, por negligência ou falha de planejamento, não foram feitos em tempo hábil os investimentos que deveriam reforçar o sistema elétrico que abastece de energia a região. O reforço deveria ter sido feito antes do início das obras de construção da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, e da consequente elevação do consumo ocasionada pelo empreendimento. Como isso não aconteceu, o sistema entrou em progressivo desequilíbrio e se encontra hoje gravemente desbalanceado, segundo definição dada pelos especialistas no setor, que advertem para a possibilidade de blecautes e oscilações de carga. Foi um problema assim, aliás, que ainda recentemente provocou uma pane geral nos equipamentos do Hospital Regional de Santarém.

O estudo realizado pelo ONS deixa claro que quatro municípios devem ser de pronto afetados pelo racionamento, no momento em que o governo se dispuser – ou for compelido – a adotar a medida. São eles Itaituba, Belterra, Santarém e Rurópolis. Outras quatro cidades – Brasil Novo, Medicilândia, Placas e Uruará – deverão sofrer igualmente as mesmas restrições de consumo, se não no primeiro momento, certamente à medida que o problema for se agravando. Ao todo, o racionamento deverá afetar um contingente populacional próximo de 600 mil pessoas.

Nossas autoridades, principalmente os empresários e políticos, devem se unir, deixar as rivalidades de lado e tomar providências, para que não voltemos ao passado e sofrermos de novo por um apagão energético.

Fonte: RG 15/O Impacto

2 comentários em “Santarém poderá sofrer apagão durante a Copa do Mundo

  • 17 de maio de 2014 em 01:45
    Permalink

    Fico imaginando da onde vem esta informação!
    Porque como canal de informação não esta atuando de forma jornalística. É preciso que se gaste mais para não divulgar algo que dificilmente pode ocorrer. Como informação estão implantando uma UDE ( Antiga IMPERADOR) que pode suprir qualquer falha em Santarém.

    Resposta
  • 16 de maio de 2014 em 22:39
    Permalink

    e isso que eles querem fazer com o povo do oeste do para!!…enquanto os turistas ficam numa boa la em. manaus a gente fica sofrendo aqui e pagando energia caro,por esse motivo que o povo se revolta e fazem manifestaçoes contra a copa no nosso pais,o nosso pais tinha condiçoes de fazer uma boa copa mais infelismente o nosso pais existi muitos politicos ladrao e quem paga e o povo que nao tem nadas a ver com os robos deles,so que o bom e que as eleiçoes ja ta bem pertinho,so que a gente nao sabe nem em quem confiar mais para nos representar!!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *