Fiscal sai de férias e fecha agência da SEFA em Itaituba

Funcionário de empresa procurou serviço da Agência, mas estava fechada
Funcionário de empresa procurou serviço da Agência, mas estava fechada

Dois funcionários da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará (Sefa) foram surpreendidos na manhã de segunda-feira, dia 02, quando chegaram para trabalhar no prédio do órgão, localizado na Avenida São José, na Vila Caçula, em Itaituba, Oeste do Pará. Os funcionários afirmam que o prédio estava fechado e com os cadeados trocados, por conta do chefe da agência de Itaituba, Arnaldo Botelho, ter saído de férias, viajado para Santarém e trancado tudo.

De acordo com o contador Ademir Fernandes Gouveia, o chefe da Sefa levou a chave que abre as portas do órgão, deixando outros dois funcionários que trabalham no local, bem como os empresários de Itaituba e de outros municípios que realizam serviço na agência do Tapajós, sem saber o que fazer. Além da classe de contadores que trabalha diretamente com o órgão.

“A repartição estava fechada e com os cadeados trocados. Muitos contribuintes que foram na repartição deram com a ‘cara na parede’ porque não conseguiram atendimento”, denuncia Ademir Gouveia.

Segundo ele, os funcionários tentaram contato com a subdelegada da Sefa em Santarém, Almiralva Maria de Sousa Silva, a qual disse que não podia fazer nada. O contador Ademir Gouveia ressalta que a subdelegada Almiralva disse, também, que as portas fechadas da Sefa de Itaituba era problema do coordenar Pedro Sena.

“O Corregedor da Sefa em Belém, Carlos Queiros, falou que é normal isso acontecer, porque ‘chefe é chefe’ e tem poder e, que não poderia fazer nada. Porém, Carlos Queiroz garantiu que teria uma reunião com o secretario da Fazenda do Estado do Pará ainda na tarde de segunda-feira, em Belém, para tomar uma solução para o problema”, revela Ademir Gouveia, acrescentando que muitas pessoas procuraram vários serviços, como processos para protocolar, guia para tirar, além da emissão de nota fiscal para a Secretaria de Educação de Itaituba e não foram atendidos.

Além de Itaituba, a Agência Sefa do Tapajós atende outros municípios, como Rurópolis, Aveiro e Jacareacanga, bem como o Distrito de Moraes Almeida.

Pecuarista Diego Medeiros veio de Novo Progresso para emitir nota fiscal
Pecuarista Diego Medeiros veio de Novo Progresso para emitir nota fiscal

AGÊNCIA CONTINUA FECHADA: Até o fechamento desta edição, a Agência da Secretaria de Estado da Fazenda, (SEFA) continuava fechada na cidade de Itaituba, causando prejuízos imensos para os escritórios de contabilidades, empresas e para a população de um modo em geral que precisa de sua prestação de serviços.

No momento em que fazíamos o registro fotográfico da Agência fechada apareceram duas pessoas precisando dos serviços da Sefa: um funcionário da empresa Contec que estava ali para pedir serviços de incineramento de blocos, desbloqueio de senhas e outros, mas voltou frustrado ao encontrar a Agência fechada, embora com a presença de dois funcionários concursados que não podem trabalhar.

Em seguida, tudo isso por volta de 9 horas da manhã de terça-feira, dia 04, chegou um empresário no ramo agropecuário de Novo Progresso, mas que também vende gado em Itaituba e região, dizendo que está sendo prejudicado porque precisava tirar nota fiscal para vender seu gado e também encontrou a Agência fechada. Diego Medeiros disse a O Impacto que isso é um absurdo, um cidadão querendo cumprir seu dever de gerar renda para o Estado, já que estava precisando de notas para pagar seu imposto, está tendo prejuízos nos seus negócios por conta disso, pois sem nota fiscal não tem como comercializar seu gado.

O cidadão Arnaldo Botelho, agindo com arrogância ou como cacique/chefe da agência da SEFA em Itaituba, que é subordinada a Santarém, simplesmente na segunda-feira, dia 02, trocou todos os cadeados e saiu de férias sem qualquer explicação nem mesmo para os dois únicos funcionários concursados que residem em Santarém e trabalham em Itaituba, mas que estão indo para o trabalho mesmo sem acesso ao interior da Agência que está fechada.

Com a intransigência do chefe da agência, a população de Itaituba, escritórios e empresas estão sendo prejudicados. Em Itaituba a Sefa (quando aberta) atende com serviços de expedição de notas fiscais, desbloqueios de senhas, protocolos, ativação de senha no portal, parcelamento de dívidas de IPVA atrasados etc..

CÂMARA DEBATE SOBRE DENÚNCIA DE O IMPACTO: O assunto que foi denunciado primeiramente pelo Jornal O Impacto foi tema principal na sessão da Câmara Municipal de Itaituba na terça-feira, dia 03, quando os vereadores propuseram formar uma comissão para ir a Santarém em busca de uma solução para o caso, já que a cidade, segundo o vereador Yamax Prado, não pode ficar prejudicada pelo capricho de uma pessoa que sai de férias e fecha a Agência.

Por: Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *