IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO RECEBE MILHARES DE FIÉIS

Igreja Matriz de Santo Antônio é uma das atrações das festas juninas
Igreja Matriz de Santo Antônio é uma das atrações das festas juninas

Sempre bela, majestosa e pomposa, a Igreja Matriz de Santo Antônio, cujo nome “Matriz” foi dado através do então Bispo Dom Miguel de Burlhões no ano de 1870. Transcendendo o tempo o lindo patrimônio histórico já sofreu grandes reformas, sem evidentemente ser descaracterizado de seu estilo barroco. Vale ressaltar, que nosso cartão postal teve sua última reforma no ano de 2000, pela então competentíssima coordenadora da festa, professora Maria José Batista. Destaque, portanto, para essa extraordinária cristã confessa que tem grande devoção a Santo Antônio.

Assim sendo, é no mês de junho de cada ano subseqüente, que a comunidade católica se une através da fé para comemorar 13 dias de louvor ao seu padroeiro. Durante o período que antecede o encerramento da segunda maior festa católica do Oeste do Pará, uma verdadeira legião de pessoas visita a cidade procedente dos mais longínquos lugares do Brasil. Isto tudo numa manifestação de reverência. É nesse período que a nossa cidade mesmo maltratada pelos políticos, fica colorida através dos moradores que enfeitam as ruas com bandeirinhas. É importante frisar, que simultâneo às comemorações religiosas, existe uma grande mobilização profana com animação do arraial, com vendas de comidas típicas, danças folclóricas, parque infantil etc., com animações típicas da época junina. Uma atração a parte da festa é a presença de milhares de cavaleiros circulando pelas ruas da cidade numa manifestação de louvor ao Santo casamenteiro.

Em resumo, conforme o rito ou tradição, a procissão de encerramento acontece no final da tarde do dia 13. A exemplo do início da festa com abertura oficial do Círio, uma legião de devotos volta a encher as ruas da cidade. Nessa oportunidade, a imagem do Santo como forma de adeus volta a percorrer as principais ruas da cidade. Ao chegar à belíssima praça da Matriz acontece a missa de encerramento. Vale ressaltar que o ápice das festividades do glorioso Santo Antônio é o acontecimento ensurdecedor da queima de fogos de artifícios.

FUTRIMANGANDO – CURRUPÇÃO: Quem é eleito não é o dono do dinheiro do povo. O gestor é um simples administrador da coisa pública. Como tal, terá de administrá-lo de forma transparente, lisa e proba. Se assim fizer está de maneira ética fazendo sua função de zelar o dinheiro do contribuinte. Seria salutar se muitos políticos não usassem a máquina administrativa em proveito próprio. Até porque, realmente não lhe pertence. Afinal, a corrupção, atrapalha a vida do: País, dos estados e dos municípios. Quando um corrupto desvia, suga os recursos públicos desviando-o para outras finalidades e objetivos ilícitos, é um ladrão. Em suma, em detrimento da famigerada corrupção, oportuniza a falta de dinheiro para: pavimentar ruas, para educação, saúde, transporte, coleta regular de lixo, falta de água potável nas torneiras e tantas outras necessidades vitais e essenciais na vida da população carente. Acredite, quando o povo extirpar os gatunos do cenário político, certamente sairemos desse patético cenário de mesmice, monotonia e incompetência política em todo o território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *