Impasse entre empresas deixa Restaurante Popular de portas fechadas

Restaurante Popular
Restaurante Popular

A disputa entre duas empresas para administrar o Restaurante Popular em Santarém virou motivo de preocupação para trabalhadores do entorno do Mercadão 2000. Segundo eles, por conta do impasse envolvendo as empresas, o Restaurante Popular ainda vai continuar de portas fechadas por tempo indeterminado.

Após ter sido reinaugurado no dia 21 do mês passado, depois de ter passado seis meses fechado, o Restaurante Popular, que funciona nos altos do Mercadão 2000, ainda não abriu as portas para os clientes.

Trabalhadores da empresa que executou a obra informaram que foi feito todo um serviço de reforma, onde o telhado, o piso e a cozinha passaram por reparos.

O trabalho começou no início do ano, mas o elevador, que é uma antiga reivindicação dos movimentos que representam as pessoas com deficiência física, não foi instalado até agora. De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Santarém, duas empresas se habilitaram ao processo de licitação para oferecer as refeições. Porém, há informações de que as referidas empresas lutam na justiça para ter o direito de explorar o serviço.

A empresa que servia alimento até o ano passado teve o contrato rescindido pela gestão atual. Ainda segundo a assessoria de comunicação, tão logo seja resolvida a situação e não havendo impugnação, a empresa vencedora será imediatamente contratada para reabrir o Restaurante Popular que tem como principal público as pessoas de baixa renda.

PRAZO: Após a denúncia dos trabalhadores do entorno do Mercadão 2000, a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) informou, em nota, que o Restaurante Popular deverá entrar em funcionamento no prazo máximo de 30 dias. O restaurante Popular é um dos programas integrados à rede de ações do programa Fome Zero, política de inclusão social estabelecida em 2003 pelo Governo Federal, ainda não entrou em funcionamento devido algumas adequações exigidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS que estão sendo realizadas no prédio, após a inauguração do dia 21 de junho.

Tais providências já estão sendo tomadas no sentido de cumprir as exigências, primando pelo bom funcionamento do programa e pelo padrão de qualidade na produção e distribuição de alimentos à população. Em 30 adias, o Restaurante Popular de Santarém estará funcionando dentro dos padrões nutricionais que garantam qualidade, higiene, equilíbrio e balanceamento, assegurando o direito humano à alimentação adequada aos que vivem em estado de insegurança alimentar e nutricional.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *