DESCIDA DAS ÁGUAS: MAIS PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA EM ALENQUER

Devido a morosiade da descida das águas várias casas em Alenquer ainda encontram-se submersas
Devido a morosiade da descida das águas várias casas em Alenquer ainda encontram-se submersas

O nível fluviométrico do rio Amazonas apresenta significativa redução. Entretanto, ainda não é o suficiente para restabelecer a normalidade para milhares de famílias que foram vítimas da maior enchente do século. Destarte, por conta do fenômeno atípico e avassalador, a maioria dos prefeitos da Calha Norte decretou seus municípios em situação de emergência. Lamentavelmente é patético publicar que, a exemplo dos anos anteriores o governo federal foi inerte e omisso em não atender as necessidades vitais por qual passaram os flagelados. Essa falta de sensibilidade para com desabrigados e desalojados, é a maior comprovação de que os mesmos terão que conviver com as consequências causadas pelos fenômenos da natureza. Ou seja, estão à mercê da própria sorte sofrendo com prejuízos: psicológicos, econômicos e financeiros.

Detalhe, como se não bastassem às situações de dificuldades e penúria, as vítimas ao retornarem para suas respectivas casas, as encontram danificadas, saqueadas, destruídas e roubadas. Em resumo, vale ressaltar que apenas uma minoria de ribeirinhos recebeu irrisórias ajudas de incompletas cestas básicas e pequenas quantidades de madeira procedente da Defesa Civil a nível de governo do Estado. No que diz respeito à saúde pública, aumentam os problemas. Pois é notório, todos os anos por ocasião das grandes enchentes o registro do aumento de doenças tais como: alergias, hepatite, febre amarela, difteria, diarreia, ameba, tétano, problemas estomacais e picadas de animais peçonhentos etc. Tudo isso acontece em detrimento das pessoas não serem atendidas por parte do poder público com água potável e assistência médica “in loco”. Pois as mesmas são obrigadas a ingerir o líquido com mau cheiro e contaminado. O mais indignante de todas as anomalias acima mencionadas, ocorrem normalmente quando o cidadão não é atendido nos postos de saúde por falta de medicamentos básicos, preconizado pelo Ministério da Saúde.

SINDICATO: Na sua concretude é uma associação de pessoas de uma mesma categoria profissional. Já o sindicalismo tem como principal filosofia dar norte e mobilizar movimentos, de interesses comuns da coletividade e em defesa de sua referida categoria. Nesse contexto, o sindicalista é um representante nato do sindicalizado e tem como papel preponderante dirigir a associação e liderar movimentos sindicais. No caso específico do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Alenquer, em comparação com décadas passadas, está praticamente parado no tempo. Pois o referido sindicato já teve seus dias de glória, quando na oportunidade foi administrada por homens probos e de conduta ilibada. Citamos, como por exemplo, os saudosos ex-presidentes Manoel Sabino e Hélio Fonseca. É importante informar aos mais jovens que esses extraordinários cidadãos de bem e descentes, mesmo com um número reduzido de sócios, em relação ao atual, realizaram grandes conquistas deixando como legado, implantação de projetos de reforma agrária. Além disso, o dito sindicato possuía departamento médico com atendimento normal, assistência advocatícia, psicológica e atendimento bucal com odontólogos renomados. Um dos maiores feitos dessa elite que administrou o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras foi aquisição de veículos próprios com ambulância para atender no transporte de seus associados dos mais longínquos lugares. Nada contra os novos administradores, pois atualmente os mesmos se limitam a efetuar movimentos em favor da classe. Entretanto, não deve haver cerceamento do direito sagrado do cidadão de ir e vir com fechamentos de estradas e vicinais. Principalmente com meios e atitudes antidemocrática de cunho lesivo ao patrimônio público. Conforme preceito constitucional, qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular, mas dentro de parâmetros da moralidade e da ordem pública. Não incitando e instigando atos que possam depor contra o nome da entidade. Até porque, nenhum indivíduo deve se sobrepor a lei e fazer justiça com as próprias mãos. Para isso, existe o Ministério Público o qual dirimi qualquer assunto de natureza litigiosa e não retrógada.

PISO NACIONAL PARA ACS: A presidenta Dilma Rousseff sancionou Lei Federal que determina piso nacional para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS. Os profissionais possuem a incumbência de realizar visitas em todas as residências do território nacional. Os mesmo de porta em porta realizam a medicina preventiva com recomendação expressa pelo Ministério da Saúde. Assim sendo, doravante, as prefeituras de todo País terão de cumprir a lei estabelecida, pagando aos referidos servidores o valor mensal de R$ 1.014,00. No caso específicoos prefeitos(as) não deverão pagar em hipótese alguma valor menor do que o piso, sob pena de serem penalizados com improbidade administrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *