Ônibus pega fogo no centro de Santarém

Dezenas de pessoas vivenciaram momentos de pânico e terror
Dezenas de pessoas vivenciaram momentos de pânico e terror

Dezenas de pessoas vivenciaram momentos de pânico e terror, por volta de 20h, de quarta-feira, 10, dentro de um ônibus da empresa Santa Edwiges, que faz a linha Nova República/Rodagem. Após apresentar problemas mecânicos no motor, o ônibus pegou fogo, na Avenida Rui Barbosa, entre as travessas Senador Lemos e Padre João, na área central da cidade.

Trabalhadores do comércio e estudantes que retornavam para suas residências contaram que chegaram a pensar que Santarém iria viver uma grande tragédia. Durante o incidente, não houve vítimas, apenas danos materiais. Homens do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) foram acionados para o local, para conter as chamas que se propagaram rapidamente na parte do motor do ônibus.

Viaturas da Polícia Militar isolaram o local, com o intuito de que pessoas não se aproximassem do ônibus em chamas.

De acordo com uma testemunha, que estuda em um cursinho pré-vestibular próximo ao local, o incêndio ocorreu por causa de um fio de alta tensão que se rompeu e atingiu o veículo. Os estudantes perceberam o fogo e alertaram o motorista, enquanto os passageiros se desesperaram e saíram do ônibus.

Já o sargento Rubvon Viana, do Corpo de Bombeiros, que atendeu o chamado, disse que o motorista afirmou ter percebido fumaça vinda do motor, teria tentado apagar, mas não conseguiu.

Homens do Corpo de Bombeiros tentam apagar o fogo
Homens do Corpo de Bombeiros tentam apagar o fogo

Depois do Corpo de Bombeiros conter o incêndio no ônibus, a Avenida Rui Barbosa foi liberada para o tráfego de veículos. A 16ª Seccional da Polícia Civil, que tem à frente o delegado Nelson Silva, informou que abriu inquérito para investigar as causas do acidente.

Por conta das precárias condições dos ônibus que fazem linha para os diversos bairros de Santarém, nas últimas semanas, milhares de pessoas reclamaram dos veículos sucateados, na Câmara Municipal de Santarém.

VIA CRUCIS: Funcionários do comércio, da construção civil, estudantes e demais profissionais que trabalham na área central de Santarém sofrem com a falta de ônibus nos períodos da manhã, tarde e noite. Quem trafega pela Avenida Cuiabá entre os bairros do Cambuquira e do Laguinho constata centenas de pessoas nas paradas de ônibus a espera do transporte.

Um grupo de trabalhadores denuncia que no período de 07h às 08h e das 13h às 14h nenhum ônibus passa no trecho da rodovia Santarém-Cuiabá, entre os bairros do Cambuquira e do Caranazal. Quem precisa do transporte para chegar ao local de trabalho na área central da cidade reclama da falta de compromisso dos empresários.

“Todos os dias é a mesma coisa: De manhã a gente chega atrasado ao trabalho porque os ônibus demoram muito. À tarde o problema se repete. Queremos que os órgãos de trânsito tomem providências. Tanto o comércio quanto outros setores da economia estão sendo prejudicados por causa do atraso dos ônibus”, denuncia uma trabalhadora do comércio, revoltada por chegar atrasada no trabalho quase todos os dias por causa da falta de ônibus.

A superlotação também é outro problema apontado pelos usuários. Nos horários de pico, entre 07h e 09h e de 13h às 15h, os usuários denunciam que além da demora para se pegar o transporte, os ônibus que passam nas paradas, trafegam com superlotação, dificultando ainda mais o trajeto do trabalhador até a área central da cidade.

QUEIXAS: Carros com a estrutura precária, demora no tempo de espera nas paradas e abuso no atendimento às pessoas. Essas são as principais queixas de quem utiliza o serviço de transporte coletivo em Santarém. Além destes transtornos os atrasos e mudanças no itinerário das linhas revoltam os usuários.

O estudante Rubenito Furtado, conta que às vezes tem que esperar cerca de 1 hora para pegar o ônibus e quase sempre chega atrasado ao cursinho.

Hoje, 13 empresas são cadastradas no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Santarém. Circulam na cidade mais de 109 ônibus, alguns veículos sem condições nenhuma para trafegar.

RECLAMAÇÃO: Pagando caro para andar num transporte caindo aos pedaços e na maioria das vezes sem conforto e ainda por cima demora muito e quando vem, está lotado. Esses são os motivos que todo usuário diz na ponta da língua. A passagem de ônibus em Santarém é muito alta, principalmente quando ocorrem mudanças no cenário político municipal. Hoje, os trabalhadores pagam R$ 1,90 pelo uso do transporte coletivo urbano.

DENÚNCIA: Em pronunciamento na Câmara Municipal de Santarém, na manhã de terça-feira, 09, o vereador Geovani Aguiar (PSC) comentou sobre um problema que vem ocorrendo no bairro da Vigia, que continua numa “segregação” muito grande da presença do governo municipal. Segundo ele, o bairro continua precisando de um apoio maior do poder público. Geovani citou que um dos problemas é com relação à empresa Borges, que faz linha para o bairro. O parlamentar informou que os coletivos da empresa não entram mais lá após o meio-dia, deixando os moradores sem ônibus a partir deste horário, mesmo que o anel viário do bairro tenha sido recuperado. “A empresa continua desrespeitando o contrato que assumiu com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito para atender o bairro da Vigia e o poder público precisa tomar providência quanto ao problema”, aponta o vereador Geovani Aguiar.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *