Sedução e animação marcam disputa dos botos no Sairé de Alter do Chão

Apresentação do boto Cor de Rosa
Apresentação do boto Cor de Rosa

Sedução, luzes, cores e animação marcaram a disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, na noite de sábado, 13, no Sairódromo, em Alter do Chão, distante 37 quilômetros de Santarém, Oeste do Pará. Em meio ao ritmo envolvente do Carimbó, músicas que contam a história do caboclo do Tapajós, fizeram a animação da galera do Tucuxi e do Cor de Rosa.

Por volta de 21h30, iniciou o aquecimento do Boto Tucuxi. Já por volta de 22h, com o tema denominado “Sairé Pra Dançar”, o Tucuxi iniciou oficialmente a 16ª disputa dos botos, que faz parte da programação do Sairé desde 1999. Personagens como o Curandeiro, a Rainha do Artesanato, Cabocla Borari, Boto Animal, Rainha do Lago Verde, Boto Homem e Rainha do Sairé levaram a galera do Tucuxi ao delírio.

O presidente do Boto Tucuxi, Edilberto Ferreira, garantiu que a associação folclórica entrou no Sairódromo com o objetivo de conquistar o bicampeonato. “Este é um dia histórico para nós, que vivemos efetivamente o Sairé e conhecemos a história do festival. Viemos em busca de mais um campeonato”, comentou.

Sedução do boto Tucuxi a uma cunhantã
Sedução do boto Tucuxi a uma cunhantã

Por volta de 00h20, iniciou o aquecimento do Boto Cor de Rosa. Já por volta de 00h40, o Cor de Rosa iniciou oficialmente sua apresentação com o tema intitulado “Puxirum na Amazônia”. O puxirum é um termo indígena que se refere à forma com que os trabalhadores se organizavam para resolver uma atividade na roça. Alter do Chão, que possui seis mil habitantes, recebe durante o festival do Sairé cerca de 100 mil visitantes. A festa, considerada a maior e mais antiga manifestação folclórica do oeste paraense, tem duração de cinco dias e este ano ocorreu na terceira semana do mês de setembro.

Durante a apresentação, o Cor de Rosa mostrou personagens e lendas do caboclo da Amazônia. Personagens como a Cabocla Borari, o Curandeiro, Rainha do Lago Verde, Boto Animal, Rainha do Artesanato, Boto Homem, Rainha do Sairé, entre outros animaram a galera do Cor de Rosa.

O presidente do Boto Cor de Rosa, Nivaldo Coelho, o “Nico” elogiou a apresentação da associação folclórica. “Sem dúvida esse é um motivo que temos para comemorar. O Festival vem crescendo cada vez mais e temos um espaço para trabalhar nos dias que antecedem a festa, o que ajudou muito neste ano”, declarou.

Segundo as regras da competição, cada boto pode se apresentar no máximo em duas horas, representando 15 itens que serão analisados pelos jurados, como o Carimbó, Rainha do Artesanato, Rainha do Lago Verde, Boto Animal, Boto Homem, entre outros, sem ordem previamente definida.

Os jurados vão avaliar os itens, atribuindo notas a cada um deles. Os papéis com as notas estão guardados no quartel 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) até a tarde desta segunda-feira (15), quando será divulgado o resultado e conhecido o boto campeão deste ano.

O Festival dos Botos foi introduzido na programação do Sairé em 1997, mas somente em 1999 é que, de fato, as duas agremiações passaram a disputar, sendo que o Cor de Rosa conquistou oito títulos, enquanto o Tucuxi foi campeão sete vezes.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *