Imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição visita Câmara Municipal

Uma celebração especial marcou a visita da imagem peregrina
Uma celebração especial marcou a visita da imagem peregrina

Uma celebração especial marcou a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, ao prédio da Câmara Municipal de Santarém, na manhã desta terça-feira, 16. Vereadores, funcionários, colaboradores e a população em geral participaram da celebração. Em meio a hinos de louvor e adoração os parlamentares realizarem preces a Nossa Senhora da Conceição agradecendo as bênçãos alcançadas.

Durante a celebração, o coordenador da comissão de Círio e Berlinda, Gilberto Dinelli, adiantou que já estão confirmadas 25 homenagens durante o 96º Círio de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no dia 23 de novembro deste ano e o Recírio no dia 09 de dezembro. A saída da romaria vai iniciar por volta de 06h, do domingo, 23, da Praça de São Sebastião.

“Estamos com essa preparação nas casas, nos barracões, nas igrejas, em prédios públicos e escolas, para que possamos ter um Círio de paz, tranqüilo e abençoado. Já temos as homenagens do Círio, 6 homenagens da trasladação e 5 no Círio das Crianças”, explica.

Gilberto destaca que a preparação para o Círio está intensificada, onde a coordenação está apenas aguardando uma reunião com a participação de todos os órgãos de segurança, para que a tranqüilidade e segurança dos romeiros possam ser mantidas durante o percurso de aproximadamente 7 quilômetros.

“Para que as pessoas possam caminhar rezando, cantando, sem ter nenhum tipo de problema. A estimativa de público geralmente é a Polícia Militar que faz, mas a coordenação estima que para este ano, o número de romeiros aumente em 10% em relação ao ano passado, quando aproximadamente 200 mil pessoas participaram do Círio”, adianta Gilberto, acrescentando que a Carreata do Círio acontece no dia 15 de novembro com a participação de várias caravanas de outras cidades e de várias comunidades e bairros da Diocese de Santarém.

PEREGRINAÇÃO: Segundo o coordenador do Círio, Gilberto Dinelli, a peregrinação começou no dia 03 de agosto nas mais diferentes áreas pastorais de Santarém, onde 1000 visitas estão sendo realizadas. A peregrinação está programada para encerrar no dia 15 de novembro, quando também acontece a carreata do Círio.

“Ficou decidido que 70 carros vão ficar espalhados ao longo do trajeto do Círio para facilitar a participação dos caminhantes nas orações, também, está confirmado para o dia 8 de dezembro a procissão luminosa”, declarou.

O Círio de Nossa Senhora da Conceição é um evento cultural e de turismo religioso da cidade de Santarém, no Pará, o primeiro Círio foi realizado em 28 de novembro de 1919, saindo da Igreja de São Sebastião.

Fonte:RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *