MPE fiscaliza qualidade da merenda escolar em Itaituba

Alunos da rede municipal comendo banana, farinha e bolacha na merenda escolar
Alunos da rede municipal comendo banana, farinha e bolacha na merenda escolar

Atendendo várias denúncias da falta de merenda e da péssima qualidade de merenda escolar nas escolas municipais de Itaituba, no Oeste do Pará, inclusive denunciada através de matéria do jornal O Impacto, uma equipe do Ministério Público de Belém esteve em Itaituba na semana passada, quando visitou diversas escolas.

Foi confirmada pelos promotores a péssima qualidade da merenda consumida pelos alunos, bem como a falta de merenda nas escolas. Na escola Gonçalo de Nazaré dos Santos, no Bairro da Reicon, os promotores tiveram a oportunidade de ver sendo cozido arroz para em seguida ser colocado leite, para fazer mingau. Os promotores levaram uma amostra do arroz de péssima qualidade para verificação do produto. Também estiveram na Escola Gonzaga Barros, onde colheram amostras dos produtos. Em todas as escolas, os representantes do Ministério Público presenciaram a péssima qualidade de merenda e a falta de merenda nas escolas municipais de Itaituba.

Na licitação, o produto é um e quando da entrega o produto é outro, como no caso do arroz, que deveria ser entregue o Tipo 1 (Um) mas está sendo entregue o tipo 2 (Dois) e até (Três).

Isso mostra o descaso da prefeita Eliene Nunes com a educação no Município. O que mais chama atenção da população itaitubense, é que Eliene Nunes é professora formada e já foi Secretária Municipal de Educação em governo passado.

AÇOUGUES FISCALIZADOS: Também os promotores estiveram fiscalizando os açougues da cidade, quando fizeram a apreensão de carne bovina e suína. Os promotores encontraram em frente de um dos açougues, o caminhão frigorífico da empresa Frivata e ao pedirem a nota fiscal e outros documentos da carne, não foi apresentada. Também houve a apreensão do produto e o frigorífico dever ser também fechado. A equipe do MPE também visitou o frigorífico FRIARA, que está fechado, para verificar o cumprimento das condicionantes e se realmente o mesmo não estava funcionando.

Caixa d`água com estrutura comprometida
Caixa d`água com estrutura comprometida

CAIXA D’ÁGUA DA VILA RAYOL ESTA PARA CAIR: No último dia 14, foi realizado na Vila Rayol, o VIII Festival da Galinha Caipira. Muita gente, muita praia, muita galinha e muita cerveja. Até aí tudo bem. Mas ninguém percebeu, a situação da estrutura que mantém há mais de 20 anos uma caixa d’água com capacidade para 5 mil litros em risco de desabar. A estrutura toda em madeira está comprometida e por isso a comunidade há vários anos está sem água encanada nas casas, uma vez que os moradores se temem em encher a caixa d’água e com o peso a estrutura não aguentar e desabar. Até mesmo a equipe da prefeita Eliene Nunes e a própria não viu esta situação. Pois bem, antes que o prejuízo seja maior, se faz necessário que a Prefeitura construa uma nova estrutura de madeira ou de alvenaria para atender aquela comunidade, que só é lembrada de ano em ano quando da realização do Festival da Galinha Caipira. Acorda Itaituba! Com informações de Luiz Sadeck.

Por: Nazareno Santos

Um comentário em “MPE fiscaliza qualidade da merenda escolar em Itaituba

  • 26 de setembro de 2014 em 07:20
    Permalink

    Ate que enfim, já estava passando da hora MPE, como já foi confirmado as péssimas condições da merenda escolar, não seria o caso do MPE pelo menos já que o MPF ainda não se manifestou aprofundar e abrir para outras investigações como por exemplo os VEREADORES E VEREADORAS de nosso município de Itaituba, o descaso e a negligencia da CMI – Câmara Municipal de Itaituba, sim deve porque seria a função da CMI fazer esse papel de investigar e denunciar se for o caso, foi preciso o MPE de Belém vir para investigar, TOMEM VERGONHA VEREADORES E VEREADORAS, SE VOCÊS NÃO SABEM (virou mania esquecer, de não saber, de não ver e assim por diante), VOCÊS FORAM ELEITOS PARA FISCALIZAR E DEFENDER O POVO.

    Direitos e Deveres do Vereador

    Compete ao Vereador:
    1 apresentar propostas de emenda à Lei Orgânica do Município;
    2 apresentar, no âmbito de sua competência, projetos de lei ordinária e de lei complementar, projetos de decreto legislativo e projetos de resolução;
    3 fazer requerimentos, escritos ou verbais;
    4 sugerir indicações;
    5 interpor recursos;
    6 emitir pareceres, escritos ou verbais;
    7 oferecer emendas;
    8 usar da palavra, no Plenário:
    a) para falar sobre assunto de sua livre escolha;
    b) discutir qualquer proposição;
    c) encaminhar votação das proposições;
    d) suscitar questões de ordem;
    e) contraditar questões de ordem;
    f) apartear;
    g) relatar proposições;
    h) formular requerimentos verbais;
    i) reclamar;
    9 votar e ser votado para a eleição da Mesa e para escolha da direção das comissões de que participa;
    10 julgar as contas do Prefeito;
    11 julgar o Prefeito e Vereador em determinadas infrações político-administrativa;
    12 fiscalizar os atos do Prefeito, formulando as críticas construtivas e esclarecedoras.

    O Vereador tem o dever da:
    – assiduidade; (comparecer às sessões do Plenário e das Comissões)
    – cortesia; (tratar com urbanidade os colegas)
    – dedicação ao trabalho legislativo, dele participando no Plenário e nas Comissões;
    – atenção aos eleitores, tanto nas reivindicações coletivas como nas individuais;
    – probidade política e administrativa.

    É seu dever ainda, lutar pela construção e funcionamento de escolar, de hospitais e postos de saúde, abertura de estradas, pavimentação de vias públicas urbanas, perfuração e funcionamento de poços, abastecimento de água, instalação de energia elétrica.

    Cabe ao Vereador cobrar do Prefeito a divulgação, dos valores dos impostos, taxas e contribuições de melhoria recebidos, bem como todos os outros recursos passados ao município.

    POR FAVOR SENHORES LEIAM O ITEM 11 e 12 e ainda \”É seu dever ainda, lutar pela construção e funcionamento de escolar, de hospitais e postos de saúde, abertura de estradas, pavimentação de vias públicas urbanas, perfuração e funcionamento de poços, abastecimento de água, instalação de energia elétrica.

    Cabe ao Vereador cobrar do Prefeito a divulgação, dos valores dos impostos, taxas e contribuições de melhoria recebidos, bem como todos os outros recursos passados ao município.\”

    E APRENDEM E DEIXEM DE SER MESQUINHO, NEGLIGENTES E SE BENEFICIAREM DO CARGO A QUAL VOCÊS ESTÃO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *