Policiais participam de treinamento para atender ao turista

Abertura do curso Noções Básicas de Turismo
Abertura do curso Noções Básicas de Turismo

Quinze policiais militares do Grupamento Turístico (GEPtur) e cinco profissionais que fazem o atendimento aos turistas nos Centros de Atendimento (CAT’s), em Santarém, participaram na manhã de segunda-feira (29), da abertura do curso Noções Básicas de Turismo, no auditório da SEMTUR. O curso, que encerra nesta terça-feira (30), é realizado pela Escola de Governo do Estado do Pará, Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR).

De acordo com a instrutora do curso e coordenadora de Desenvolvimento e Habilidades Profissionais da Escola de Governo, Fátima Machado, a capacitação traz a oportunidade aos profissionais para que realizem um trabalho de excelência no atendimento ao turista.

“Levar noções básicas de atendimento ao turista para os profissionais da segurança pública, sobre como abordar e acolher. Como o profissional vai trabalhar com o turista aqui no Município, e como ele pode trabalhar para uma efetiva excelência no que se refere ao atendimento ao turista”, explicou.

Para o soldado Uchôa, da Polícia Militar, o curso oferece a possibilidade de melhorar ainda mais o monitoramento da segurança dos turistas que visitam cidade. “O curso vem agregar conhecimentos no sentido de estender nossa atividade policial para além da nossa atividade, neste caso dentro da área do turismo. Quando um policial militar aborda um turista com um simples bom dia, ou está preparado para dar uma informação de um ponto turístico, é uma forma de mostrar para o turista que a cidade está preocupada com a segurança dele, fazendo com que o turista leve uma imagem positiva da cidade”, destacou o policial.

EMPOSSADOS OS NOVOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Novos membros do Conselho com o Prefeito, vice-Prefeita e secretária de Assistência Social
Novos membros do Conselho com o Prefeito, vice-Prefeita e secretária de Assistência Social

O prefeito Alexandre Von empossou na segunda-feira (29) os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social. A realização do processo de escolha dos conselheiros ocorreu no último dia 12. O novo colegiado possui mandato de dois anos (2014-2016).

O Conselho é composto por oito membros em representação paritária entre entidades governamentais e não governamentais, sendo quatro conselheiros representantes de instituições governamentais e quatro conselheiros representantes de entidades não governamentais.

De acordo com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Zuíla Wanghon, o conselho possui o objetivo de promover a assistência social, de forma integrada às políticas setoriais, visando o enfrentamento da pobreza, para atender às demandas do público da assistência social.

Para o prefeito Alexandre Von, a política de assistência social deu um salto no que diz respeito à qualidade dos serviços. “Por isso a importância dos Conselhos. Há 21 meses nós tínhamos apenas quatro CRAS, hoje temos oito. Ganhamos um Centro POP para atender à população em situação de rua. É inegável o papel do Conselho de Assistência Social, que tem tanta importância quanto o Conselho de Saúde ou o Conselho de Educação”, observou o prefeito.

VALE CULTURA SERÁ LANÇADO NESTA TERÇA-FEIRA (30) EM SANTARÉM

Nesta terça-feira (30), às 09h, no auditório da Casa de Cultura, ocorrerá o lançamento do programa Vale Cultura, no Município de Santarém. Estará presente o representante Regional Norte do Ministério da Cultura (RN/Minc), Delson Cruz, que fará a exposição dos processos funcionais do programa, através de palestra: “Vale Cultura: um programa de acesso ao bem cultural”.

Cruz apresentará os aspectos do Programa, que visam aumentar o número de adesões, e buscar conscientizar o empresariado e os que trabalham no segmento cultural sobre a importância do acesso à cultura por parte dos trabalhadores. Foram convidados para participar do lançamento representantes de diferentes segmentos ligados à cultura e, também, entidades ligadas ao setor empresarial de Santarém.

SOBRE O PROGRAMA: Lançado após a promulgação da Lei 12.761, em 2012, o programa prevê o uso de um cartão magnético que dá, ao trabalhador, o direito de sacar um valor até R$ 50,00 para comprar CD’s, DVD’s, ir a cinemas, museus, espetáculos, shows, circo ou mesmo comprar livros, revistas e jornais.  As empresas têm de oferecer o Vale Cultura prioritariamente aos trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos.

O benefício também pode ser oferecido a todos os funcionários, porém, sempre respeitando a exigência de atender aos trabalhadores com menores salários. O Vale Cultura, também, poderá ser usado para pagar a mensalidade de cursos de artes, audiovisual, dança, circo, fotografia, música, literatura ou teatro. Vale acrescentar que o crédito é cumulativo e não tem validade.

O benefício poderá ser oferecido pelas empresas com personalidade jurídica que possuem vínculo empregatício formal com seus funcionários, ou seja, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – e que fizerem a adesão ao Programa Cultura do Trabalhador junto ao Ministério da Cultura. Em contrapartida, as empresas serão isentas dos encargos sociais e trabalhistas sobre o valor do benefício concedido, e ainda, a empresa de lucro real poderá abater a despesa no imposto de renda em até 1% do imposto devido.

BIBLIOTECA MUNICIPAL PROMOVE TARDE CULTURAL À TURMA DA MELHOR IDADE

Os servidores da Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos promovem nesta terça-feira (30), de 15h às 19h, momentos de diversão com números de mágica, atividades lúdicas e muita música ao som da Banda Circuito de Bar.

De acordo com o coordenador do turno da tarde da Biblioteca, Waltenci Nogueira, o momento será para partilhar experiências com 31 idosos. “Viemos somar as ações já desenvolvidas no asilo, pela Semana do Idoso”, informa.

CAMPEONATO DO SÃO JOSÉ OPERÁRIO TEM RODADA ANTECIPADA

A 6ª rodada do Campeonato de Futebol de Campo da grande área do São José Operário que seria realizada na sexta-feira (3) e no sábado (4) foi antecipada para quinta-feira (2) por causa das eleições gerais que acontecem no domingo (5).

Por causa da mudança, um novo sorteio será feito para definir que equipes se enfrentam pelas categorias A e B. Na 5ª rodada que foi realizada nos dias 26 e 27 nos campos da Embratel e Santo André, o resultado foi o seguinte:

Categoria A

Cruz Azul 2 x 1 Fluminense

Vitória 1 x 3 Marajó

Botafogo 4 x 1 Paulista

América 3 x 0 Náutico
Categoria B

C.S. Diesel 4 x 2 Águia Azul

Real Madri 0 x 3 Palestra Itália

Brasília 3 x 3 Barcelona

PROGRAMAS DE MORADIA SOCIAL E DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA SERÃO APRESENTADOS NESTA TERÇA-FEIRA (30) PELA PREFEITURA E COHAB

Nesta terça-feira (30), às 09h, no prédio da Estação Cidadania, a Prefeitura de Santarém e a Companhia de Habitação do Pará (COHAB) firmarão dois Termos de Cooperação na área habitacional. O primeiro, para a implantação de um Programa Municipal de Moradia Social em áreas que venham a ser desapropriadas pelo Município, seja pela Prefeitura, seja pelo Governo do Estado do Pará. O segundo, para a implementação de um Programa de Regularização Fundiária em novas áreas a serem desapropriadas no Município. Além da assinatura dos Termos de Cooperação, também, haverá a entrega de 53 cheques-moradia para pessoas portadoras de necessidades especiais em Santarém.

A parceria entre Prefeitura e COHAB foi comunicada às lideranças do Movimento dos Trabalhadores em Luta por Moradia (MTLM), que participaram de reunião realizada na noite de hoje (segunda-feira, 29), com a presença do prefeito Alexandre Von, o presidente da estatal, João Barral, e os secretários Podalyro Neto (SEMMA), Geraldo Bittar (NGO), o coordenador de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Dílson Quaresma, e o procurador geral do Município, José Maria Lima.

“Isso é fruto do diálogo que a Prefeitura tem mantido com o Movimento. Nós estaremos concretizando duas ações da maior importância na área habitacional, com o Governo do Estado do Pará, através da COHAB: o Programa Municipal de Moradia Social e o Programa de Regularização Fundiária, em áreas desapropriadas pelo Estado [ao todo serão seis áreas, incluindo o bairro da Jaderlândia] no Município de Santarém”, explicou o prefeito.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *