Evento “Outubro Rosa” reúne mais de 1.500 pessoas na orla de Santarém

Outubro Rosa 2
Campanha Outubro Rosa

Mais de 1.500 pessoas participaram no último sábado, 11, da 2ª edição da Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, promovido pela Sanclin Imagem Diagnósticos, tendo como um dos parceiros o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), em Santarém, Oeste do Pará. Esse desafio foi em prol da prevenção e combate a essa doença que atinge 50 mil mulheres Brasileiras por ano, segundo o Ministério da Saúde.
A campanha Outubro Rosa é uma programação mundial que vem conscientizar as mulheres a se prevenirem contra essa doença que mutila se não for tratada desde o início, sendo que muitas mulheres sentem medo de fazer o autoexame.
De acordo com o médico Bruno Moura, um dos coordenadores do evento, essa campanha foi projetada para levar mais informação da prevenção e diagnóstico precoce da doença, além disso, incentiva as mulheres a praticarem mais exercício e a melhorar a qualidade de vida. “O esporte é o modo mais simpático para transmitir qualquer tipo de informação, por isso foi escolhida à corrida e caminhada”, segundo Bruno Moura.
O encontro dos atletas foi em frente ao Museu João Fonna, na Orla da cidade. No local, os participantes soltaram balões rosa simbolizando a campanha Outubro Rosa, depois foram realizados alongamentos e aquecimento antes da largada, por volta das 19h30. O primeiro grupo da corrida saiu antes, alguns minutos depois foi a vez dos participantes da caminhada, foram 5 quilômetros para os corredores e 2 quilômetros para a caminhada no centro da cidade de Santarém.
A estudante Ana Munhoz, de 17 anos, sabe a importância da prevenção do câncer de mama e ressalta que sua mãe a leva sempre junto para fazer o autoexame. “Chamei minhas amigas da escola para me acompanharem, porque nós sabemos o quanto é importante se prevenir, e caminhar faz bem à saúde, além de nos deixar em forma”, declarou.
A corrida aconteceu em duas categorias: comunidade e profissionais da saúde, no masculino e feminino. Entre as mulheres, Risonete dos Santos foi a grande campeã da categoria comunidade, seguida por Franciane dos Santos e Emille Andressa Silveira e melhor tempo dos profissionais da saúde foi Sabrina Batista Gomes, Perpétua de Jesus Santos e Sandra Regina Santos foram as segunda e terceira colocadas.
No masculino, Rafael Rogério de Silva liderou a categoria comunidade. Emerson da Silva Sousa foi o segundo mais rápido, seguido de Ocione Franco Cardoso. Orione Jean Costa venceu entre os profissionais da saúde. Fábio Henrique Botelho e Fernando Viana completaram o pódio.
Os três melhores colocados de cada categoria receberam premiações em dinheiro. Todos os participantes da Corrida e Caminhada ganharam uma medalha de participação ao final da prova. A coordenação do evento doou todo o dinheiro arrecadado, num total de R$ 3 mil, para o Instituto Amigos do Peito que ajuda no tratamento de mulheres com câncer de mama na cidade.
Por: Sabrine Dalazen (estagiária)
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *