Assessor do MEC fala sobre Políticas Afirmativas na III Jornada da UFOPA

Márcio Meira proferiu a palestra
Márcio Meira proferiu a palestra

Na sexta, dia 17 de outubro, às 10h30, o assessor especial do Ministério da Educação, Márcio Meira, participou da III Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) com a palestra “Os avanços da política afirmativa na educação superior”. O evento fez parte do II Seminário de Iniciação à Docência e do I Seminário de Formação de Professores e ocorreu no Auditório Wilson Fonseca, no Campus Rondon.

Na palestra, Márcio abordou o acesso de populações de baixa renda ao ensino superior brasileiro com a implantação da lei de cotas e a ampliação de vagas nas universidades federais. Em relação à região Amazônica, onde existe uma grande demanda de populações indígenas e quilombolas, Meira destacou a política de interiorização da UFOPA: “Toda essa política de ampliação da rede mais as cotas permitiram que essas populações tivessem acesso à universidade, somada também aos programas de bolsa permanência”.

SOBRE O PALESTRANTE: Márcio Meira é assessor especial do Ministério da Educação e foi, de 2007 a 2012, presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Historiador e mestre em Antropologia Social, atuou, no início da década de 1990, na demarcação das terras indígenas do Alto e Médio Rio Negro, no Amazonas.

III JORNADA ACADÊMICA ABRE DEBATES PÚBLICOS SOBRE PROJETO PEDAGÓGICO DA UFOPA

A III Jornada Acadêmica da UFOPA encerrou nesta sexta-feira, 17, com a conferência do vice-reitor da Universidade, Anselmo Colares, às 17h30, no auditório do Campus Tapajós. Em sua palestra, intitulada “Em defesa de um novo projeto pedagógico institucional da UFOPA”, o vice-reitor lançou na instituição o debate para a construção de um modelo acadêmico que contemple o propósito da Universidade e as necessidades da sociedade em geral, em especial os alunos.

Interdisciplinaridade, flexibilidade curricular e formação continuada são a base do percurso acadêmico proposto pela UFOPA. A partir desses princípios, um novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) deve ser elaborado, através do debate com a população da região, e não apenas entre a comunidade acadêmica. No dia 24 de outubro de 2014, uma consulta pública será realizada para que as demandas da sociedade sejam levantadas e discutidas com a Universidade.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

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