Padre: “Caixa constrói casas de cachorros em Santarém”

Pe. Edilberto Sena critica Caixa Econômica
Pe. Edilberto Sena critica Caixa Econômica

O modelo de construção de casas populares, financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF), como os conjuntos habitacionais Salvação, na rodovia Fernando Guilhon e Moaçara I e II, no bairro do Aeroporto Velho, em Santarém, Oeste do Pará, gerou críticas do coordenador da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Santarém, padre Edilberto Sena.

Para ele, a Caixa Econômica está financiando a construção de ‘casinhas de cachorros’ para as famílias de baixa renda de Santarém, além de escolher de forma errada as áreas para a implantação dos conjuntos habitacionais, em valas e terrenos arenosos, onde no inverno sofre com enxurradas, com as ruas virando verdadeiros rios e, no verão, com o calor e a poeira.

“Como explicar os financiamentos da Caixa Econômica para projetos de moradia em Santarém? O dinheiro é público, a intenção do governo federal é financiar moradias para milhões de sem tetos no País. Vários prédios e bangalôs vão surgindo e logo habitados, por quem pode fazer empréstimos pagáveis em tempo estabelecido. Conjuntos habitacionais para classe média também vão surgindo e ocupados por quem pode pagar as prestações”, explica.

Por outro lado, de acordo com padre Edilberto Sena, a mesma Caixa financia o que chamou de “triste cartão postal”, construído ao lado da rodovia que liga a cidade ao aeroporto, por meio do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”.

Para o padre Edilberto, tudo isso se consolida como um absurdo e humilhação aos pobres sem tetos e, uma vergonha para a cidade de Santarém, onde 2.500 ‘casinhas de cachorro’ estão sendo construídas para famílias pobres, com medidas de 6 metros por sete metros para sala, quarto, cozinha e lavanderia, para famílias de 4, 5, e até sete pessoas.

Ele denuncia que as casas não contam com área para jardim, nem quintal e tem apenas três metros de separação das outras, de frente, de trás e dos lados. “Que equipe de engenharia construiu aquilo? Para cúmulo de ironia e humilhação aos pobres, cada casinha de cachorro tem um acumulador de energia solar, mesmo que a temperatura média de Santarém, hoje seja de 32 graus. Quem permitiu tudo isso? A empreiteira? A Prefeitura? A Caixa Econômica? O Ministério das Cidades? O governo Federal? Ou todos juntos?”, questiona.

Residenciais Moaçara I e II e Residencial Salvação começaram a ser construídos, mas as obras estão abndonadas
Residenciais Moaçara I e II e Residencial Salvação começaram a ser construídos, mas as obras estão abndonadas

Outro problema apontado por padre Edilberto Sena é a escolha dos terrenos para a construção dos conjuntos habitacionais. “Então, vem outro absurdo coroando esse desprezo pelo dinheiro público e os pobres. Desconhecendo a orientação evangélica que já dizia: Casa construída sobre areia, vem a chuva, os temporais e ela cai arrasada… Assim aconteceu com o projeto Minha Casa, Minha Miséria, em Santarém. Vieram as chuvas, os temporais e o projeto caiu, as valas partiram as ruas e tudo parou. Desde há mais de oito meses a vergonha está exposta aos viajantes e aos moradores da cidade. Tudo indica que o projeto faliu, porque foi construído sobre terreno arenoso. Mesmo que um dia venha a ser concluído, quem aceitará morar ali? Nem os mais pobres vão aceitar o risco de perderem seus quase nada com novos temporais”, adverte o religioso.

FALTA DE INFORMAÇÃO: Até o momento, segundo padre Edilberto Sena, a sociedade não sabe nada das conseqüências do desastre ecológico que aconteceu em fevereiro deste ano no Residencial Salvação. “Já era desastre desde a concepção do projeto em tais dimensões. Ninguém diz nada, não se sabe se alguém será cobrado responsabilidade. Quem deveria cobrar? O poder público municipal? A Caixa Econômica, que financiou com dinheiro público? O Ministério das Cidades? O Tribunal de Contas da União? A Justiça Federal? Ou a sociedade santarena, que fica com esse vergonhoso cartão postal? Quanto recurso já foi gasto com as obras? Quem pagará os prejuízos? Estas questões todas carecem de respostas, ao menos aos que se preocupam com a coisa pública. Será que a gerência da Caixa será incriminada, também? Afinal, foi ela que liberou o recurso para as obrinhas”, aponta o religioso.

MOVIMENTO: Enquanto isso, padre Edilberto Sena ressalta que o Movimento de Trabalhadores em Luta Por Moradia (MTLM), vem tentando ocupar uma área improdutiva, próxima da construção do “Minha Casa, Minha Vida”. Ele denuncia que em vários momentos na ociosa área de 200 por 2.500 metros, que é ocupada pelos membros do MTLM, o Grupo Tático Operacional (GTO) da Polícia Militar, acompanhado de um representante do que se diz dono da área, chegou sem mandado de reintegração de posse e tentou expulsar os ocupantes, derrubando os barracos.

“Um delegado já chegou a registrar a líder do movimento legalizado, como chefe de quadrilha. Nunca um documento legítimo de propriedade foi apresentado, mas o Tático obedece ao advogado do que se diz dono”, denuncia.

COMPARAÇÃO: Padre Edilberto comparou a escolha da camada da sociedade que as autoridades políticas e policiais optaram por defender. “Por que dois pesos e duas medidas, uma sempre contra o povo e outra favorável às elites urbanas? Para os organizados sem teto, chega logo o Tático da Polícia. Já para os crimes cometidos, no caso do projeto Minha Casa, Minha Miséria, inacabado, desastrado, ninguém toma providência”, desabafa o religioso.

Para ele, isso não acontece porque certamente as autoridades locais, federais e da justiça não fizeram opção pelos pobres. “A opção do governo Federal é o crescimento econômico a todo custo e para os pobres projetos inconseqüentes como este analisado. Mesmo sendo o recurso usado de modo irresponsável na construção de 3 mil casas em terreno inadequado, nem o Ministério das Cidades, nem o Tribunal de Contas da União dá sinal de preocupação. Os milhares de sem tetos não sabem quando e se um dia vão ocupar as casinhas de cachorro, mas os sócios do MTLM não querem aquilo nem de graça. Um absurdo escandaloso que ninguém parece se importar!”, declarou padre Edilberto Sena.

Por: Manoel Cardoso

Um comentário em “Padre: “Caixa constrói casas de cachorros em Santarém”

  • 24 de outubro de 2014 em 22:44
    Permalink

    Essa é mais uma aberração desse governo PTralha que se instalou nas entranhas da República, essas casinhas são uma verdadeira vergonha a população santarena, a caixa é a principal responsável por ter aprovado aquelas porcarias, isso sem falar na rede de corrupção que está instalada nestes projetos.

    Resposta
  • 24 de outubro de 2014 em 22:08
    Permalink

    >>>>> MAIS UMA INFORMAÇÃO:

    -ESTA FOTO É UMA FOTO MONTADA, DANDO UMA APARENCIA DE CASA PEQUENA.

    Resposta
  • 24 de outubro de 2014 em 21:57
    Permalink

    Amigos, Já que vocês puxaram o assunto da politica:

    – Lembro as Voces que os Tucanos, fernando Henrique e Aécio Governam para a Elite.

    – Corrupção tem em todos os governos o modo como ela é combatida é que faz a diferença.

    – Minha opinião particular, acredito na PRESIDENTE DILMA, ela tem meu voto.

    – Não TENHO PARTIDO, ACREDITO NO QUE ACHO MELHOR PARA O POVO E O PÁIS SÓ QUERO O MELHOR, QUE DÊ CERTO, MAIS PELA MINHA INTUIÇÃO NÃO VOTO NO AÉCIO.

    2 Quartos, Sala, Cozinha, Banheiro, Toda na lajota, forrada, com quintal……. é Sr. padre …….O Senhor está precisando de um Médico Oftalmologista com Urgência

    Eu digo: poque já vi a casa por dentro.

    Casas Populares de graça.

    O senhor gosta de Zombar, de um projeto Sério do Governo Federal, não sabe da dificuldade de um sem TETO.

    PEÇO COMO CIDADÃO A ESTE CONCEITUADO JORNAL O IMPACTO QUE RETIRE OS DESTA PÁGINA OS SEUS COMENTÁRIOS DE FALTA DE RESPEITO, EM SINAL DE RESPEITO COM SEUS LEITORES. GRATO.

    Responder

    Resposta
    • 24 de outubro de 2014 em 23:13
      Permalink

      Imagino quem for morar nesses ovos de codorna , famílias de 4 membros no mínimo , se um der um pum (soltar gases) todo mundo vai ter que correr pra fora pois do tamanho que é , minúscula , vai infestar todo o ambiente! ! Ah eu não sou psdebista e muito menos petista. Sou a favor da verdade e da justiça . Tomara que de cupim na cara de vcs que querem empurrar esses puleiros pro povo !O padre foi muito educado em dizer que essas casas são iguais casa de cachorro , pois essas casas foram construídas dentro de um terreno que parece um buraco pois na época de inverno alaga , quem for morar la tem que ter bajara ou um toco pra se agarrar na hora que alagar ! Absurdo!

      Resposta
  • 24 de outubro de 2014 em 19:59
    Permalink

    Esse é o PT da corrupção, mais que pena que o povo é cego mesmo!

    Resposta
  • 24 de outubro de 2014 em 16:28
    Permalink

    O Padre está coberto de razão ! Casa é diferente de ovo ! O PT embolsou QUASE TODO O DINHEIRO , faz doações milionárias para Cuba , Venezuela , Colombia etc … Faz porto em Cuba e aqui no Brasil e pior aqui no interior do Brasil o PT faz esse troço que eles chamam de casa para não ficar na cara a tremenda roubalheira ,o PT fez essas casinhas de cachorro ! Certíssimo o Padre, infelizmente pois nosso povo merece respeito !Manda a Dilma e o PT e Companhia socar essas casas no … lugar que eles quiserem !!!!!

    Resposta
  • 24 de outubro de 2014 em 01:22
    Permalink

    O Senhor Sabia!!!!!

    – A Casa é de Alvenaria

    Que quem é contemplado com a minha casa minha vida

    – O Governo Libera um cartão de crédito

    no valor de cinco mil reais para compra de moveis

    para mobilhar toda a casa e pagar em até cinco anos.

    – JÁ SÃO MAIS 2 MILHÕES DE MORADIAS ENTREGUES EM TODO O BRASIL SR. PADRE,

    – MAIS DE 2 MILHÕES DE PESSOAS JÁ MORAM COM DIGNIDADE EM SUA PRÓPRIA CASA COM ÁGUA, LUZ E SANEAMENTO BÁSICO.

    – PARABENS GOVERNO FEDERAL

    – PARABENS PRESIDENTA DILMA

    Resposta
  • 23 de outubro de 2014 em 19:43
    Permalink

    2 Quartos, Sala, Cozinha, Banheiro, Toda na lajota, forrada, com quintal……. é Sr. padre …….O Senhor está precisando de um Médico Oftalmologista com Urgência

    Casas Populares de graça.

    O senhor gosta de Zombar, de um projeto Sério do Governo Federal, não sabe da dificuldade de um sem TETO.

    PEÇO COMO CIDADÃO A ESTE CONCEITUADO JORNAL O IMPACTO QUE RETIRE OS DESTA PÁGINA OS SEUS COMENTÁRIOS DE FALTA DE RESPEITO, EM SINAL DE RESPEITO COM SEUS LEITORES. GRATO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *