Roberto Vinholte: “Carnaval de Santarém é uma vergonha”

Advogado Roberto Vinholte, Ex-secretário de Cultura
Advogado Roberto Vinholte, Ex-secretário de Cultura

Por conta da fragilidade da organização do carnaval santareno, o advogado Roberto Vinholte, que foi um dos melhores secretários de Cultura que Santarém já teve, afirma que lamenta o que está acontecendo com a folia de momo, na cidade. “A gente tenta entender o que está acontecendo com as agremiações. Todo mundo sabe que o carnaval vai chegar e isso deve ser trabalhado o ano inteiro. Eu sou um crítico objetivo, no sentido de colaborar, mas infelizmente deixaram para a última hora tanto no plano governamental quanto das agremiações”, aponta o advogado.

Para ele, as pessoas deveriam ter consciência para tentar mudar o carnaval de Santarém. “Eu insisto na necessidade de se mudar o projeto do carnaval santareno. Temos uma identidade cultural que deve ser mantida. Se isso não mudar, nós vamos continuar com um carnaval ruim e perdendo para cidades menores que Santarém. Atualmente o carnaval de Santarém, infelizmente é uma vergonha!”, desabafa Dr. Vinholte.

PULGA E APARECIDA FARÃO CARNAVAL ALTERNATIVO: Dois blocos de grande importância e tradição para o carnaval santareno, Pulga e Aparecida, anunciaram que há grandes possibilidades de não participarem, neste ano, do desfile das agremiações na Avenida Tapajós, na orla da cidade, realizado pela Prefeitura Municipal. Pulga e Aparecida informaram que mesmo não participando do desfile oficial, vão realizar um carnaval alternativo.

As apresentações oficiais do carnaval de Santarém, neste ano, estão previstas para acontecer nos dias 14, 15 e 17, na Avenida Tapajós, na orla da cidade.

O presidente do Bloco Unidos de Aparecida, Valtecir Nogueira, justifica que por conta de alguns problemas no carnaval do ano passado, neste ano a diretoria da agremiação está se organizando para pagar as dívidas que ficaram pendentes, para que no próximo ano, o bloco volte com força máxima, para o carnaval 2016.

“Em respeito aos nossos brincantes, nós buscamos uma alternativa, que vai ser fazer o nosso carnaval no QG do bloco. Ainda vamos decidir a data se vai ser na segunda de carnaval ou no domingo, com a bateria e algumas camisas do bloco. Quem comprar as camisas terá direito a participar do evento, que terá feijoada e cerveja. Vai ser um carnaval alternativo”, explica Valtecir.

O dirigente do Bloco da Pulga, Raimundo Augusto Cunha do Rosário, o “Bendelack”, revela que é pensamento do bloco não participar do desfile oficial neste ano, por conta de ainda a diretoria estar pagando débitos do carnaval do ano passado. Ele destaca que a Pulga faz um esforço tremendo para fazer um grande carnaval, mas às vezes não é compreendido o empenho.

“Isso vem cansando a diretoria e criou-se um impasse. Já tivemos uma reunião, onde houve a proposta de que o bloco não participe do desfile oficial, mas a Pulga deve fazer um carnaval alternativo, para dar uma respirada, para poder vir mais forte em 2016. Vamos fazer um carnaval barato, mas vamos realizar o evento”, garante Bendelack.

Raimundo do Rosário adianta que o nome do evento realizado pela diretoria da Pulga será: “Arrastão do Bloco da Pulga”. Além da tradicional bateria do bloco, camisas também serão colocadas à disposição dos brincantes.

“Vamos fazer nossa bateria igual a do Monobloco do Rio de Janeiro, para que todo mundo possa brincar. Poderemos até participar do desfile na Tapajós, mas em primeiro lugar, a Pulga não vai disputar nada, até porque a Pulga sempre vem forte e bonita e nunca o nosso trabalho é reconhecido. Esse ano a gente resolveu dar uma parada e vamos pagar o que ainda resta do carnaval do ano passado, para que possamos vir forte em 2016!”, explica Bendelack.

Fonte: RG 15/O Impacto

2 comentários em “Roberto Vinholte: “Carnaval de Santarém é uma vergonha”

  • 19 de janeiro de 2015 em 11:26
    Permalink

    NO BAR DO DADÁ VAI SER MELHOR….

    Resposta
  • 17 de janeiro de 2015 em 07:51
    Permalink

    Que tal esses Secretário de Cultura ir fazer especialização em carnaval na vizinha cidade de Óbidos?. A passagem é barata e lá, sabe-se realmente fazer carnaval. Vá lá conferir seu despreparado ( Secretário de Cultura ).

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *