Prefeito participa de reunião com Ministro das Cidades

Prefeito Marquinho reivindica ao Ministro Kassab
Prefeito Marquinho reivindica ao Ministro Kassab

O prefeito de Juruti e presidente da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan), Marco Aurélio Dolzane do Couto, participou no sábado, 21, de uma reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O evento aconteceu no salão Tupaiu do Hotel Barrudada em Santarém e contou ainda com a presença de prefeitos de vários municípios da região Oeste do Pará.
No seu pronunciamento, o prefeito de Juruti fez várias reivindicações para seu município e para os demais que integram a Amucan.
No que tange ao município de Juruti, Marco Aurélio cobrou do ministro a execução do projeto de Mobilidade Urbana, que está em tramitação no Ministério das Cidades e na Caixa Econômica Federal com o qual será possível realizar serviços de asfaltamento, drenagem, sistema de esgoto, calçamento e sinalização dos bairros São Marcos, Maracanã, Nova Vitória, Santa Rita, entre outros.
O prefeito jurutiense fez ainda reivindicações em prol dos demais municípios da Calha Norte como a agilidade na execução do rebaixamento do Linhão de Turucuí que vai atender, entre outros, os municípios de Juruti, Óbidos e Oriximiná. Aproveitando a ocasião, Marco Aurélio pediu ajuda de Kassab para a realização de outros projetos da esfera federal que estão previstos para Juruti, como o programa Luz Para Todos em via de implantação na região de Juruti Velho.
A vinda do ministro Kassab, que é presidente nacional do PSD, foi um pedido do deputado federal Francisco Chapadinha (PSD). Além de Chapadinha, acompanharam Kassab os deputados federais Joaquim Passarinho e Eder Mauro, ambos do PSD, e os deputados estaduais Hilton Aguiar e Airton Faleiro.
Marco Aurélio teceu elogios ao ministro Gilberto Kassab pela disposição de vir ver de perto a necessidade dos municípios da região já nos primeiros dias de sua atuação à frente do Ministério das Cidades, bem como parabenizou o deputado Chapadinha pela iniciativa.
O prefeito Marco Aurélio esteve acompanhado dos secretários Otávio Barbosa (Planejamento), Cláudia Panosso (Finanças), Daliane Guimarães (Administração), Rui Neri Rebelo (Assessor de Comunicação), além do presidente do PSD de Juruti, Gustavo Hamoy.

PREFEITURA FAZ CAMPANHA DE PREVENÇÃO À DENGUE
A Prefeitura Municipal de Juruti, através da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de prevenção à dengue e à febre do chikungunya, com a campanha de coleta de lixo.
A ação começa a partir desta segunda-feira, dia 23/02, no horário de 7h00 às 17h00 numa parceria com a Secretaria de Infraestrutura. O objetivo é eliminar todo o lixo acumulado nos quintais que possam servir de criadouro para o mosquito, como latas, garrafas, pneus, dentre outros.
Os primeiros bairros contemplados na semana de 23/02 – 27/02 serão o Centro e o Bom Pastor. Para isso, a população deve armazenar o lixo em frente a sua casa e aguardar a coleta. É importante ressaltar que não haverá a coleta de galhos, pois estes serão coletados seguindo a rotina de acordo com a autorização da Secretaria de Meio Ambiente.
Colabore a limpeza de nossa cidade, faça a sua parte orientando parentes, vizinhos e amigos sobre a importância de prevenirmos contra a dengue e a febre do chikungunya.

PARCERIA GARANTE A IMPLANTAÇÃO DE MAIS UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO DO MIRI

35 alunos concluintes do Ensino Fundamental
35 alunos concluíntes do Ensino Fundamental

Pelo menos 35 alunos concluíntes do Ensino Fundamental da região do Miri tiveram a oportunidade de prosseguir os estudos na própria comunidade, através de uma parceria entre a Prefeitura de Juruti e o Governo do Estado, que garantiu a implantação de uma turma do Ensino Médio Regular.
Para acompanhar o início das aulas, no início deste mês estiveram na comunidade a secretária de Educação de Juruti, Régia Pinheiro; e o diretor da Escola Emanuel Salgado Vieira, Luís Audrin Marturano, a qual pertencem os alunos do Ensino Médio Regular da região do Miri. As aulas são realizadas nas dependências da Escola Municipal Maria do Carmo.
A aula inaugural contou ainda com a presença do professor Raimundo Santarém Sousa, diretora da escola Maria do Carmo; dos líderes comunitários Valdenira Guerreiro e Edinaldo Santarém; além de pais de alunos e moradores da região do Miri.
A educação de qualidade é um compromisso do governo do prefeito Marco Aurélio em cujo plano está a implantação do Ensino Médio em várias regiões de Juruti.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM FASE DE ELABORAÇÃO
O Poder Executivo tem até esta semana para alterar ou manter o decreto que nomeia a comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal de Educação de Juruti.
O PME – o plano é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos. Trata-se de uma exigência prevista em lei federal. O Plano deve estabelecer diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização.
Nomeada a comissão, o Poder Executivo deve apresentar publicamente os integrantes da comissão até o dia 10 de março.
Enquanto isso, a Equipe Técnica da SEMED deve trabalhar na construção do projeto para a elaboração do Plano Municipal de Educação que deve ser concluído até o dia 25 de fevereiro. No dia posterior, a comissão vai analisar o referido projeto e apresentá-lo ao Poder Executivo. A partir desta etapa, os trabalhos devem seguir um cronograma em fase de elaboração.
O Plano Municipal de Educação deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do Município.

AULAS NO MAMURU RIO INICIAM EM MARÇO
Nas duas primeiras semanas do mês de fevereiro, técnicos da Secretaria Municipal de Educação percorreram diversas comunidades da região do Mamuru Rio a fim de executar as matrículas de alunos para o ano letivo de 2015, que deve iniciar dia 02 de março. A viagem também serviu para verificar a demanda na área da educação bem como o atendimento que deve ser destinado às comunidades através do transporte escolar para garantir o maior número de alunos nas escolas daquela região.
“Também reunimos com moradores para estreitar a relação da Semed com as comunidades. São localidades distantes do meio urbano do município que, na medida do possível, estão recebendo assistência da Prefeitura de Juruti, em especial na área da educação”, destacou José Mário Ribeiro, diretor das Escolas do Campo/Semed.
Ensino Médio – na oportunidade, a SEMED verificou a demanda de alunos para o Ensino Médio, pois há uma proposta para a implantação de uma turma na região do Mamuru Rio para funcionar na comunidade Sabina. A modalidade, de acordo com José Mário Ribeiro, diretor das Escolas do Campo/Semed, é que o Ensino Médio funcione através da EJA – Educação de Jovens e Adultos, que tem a duração de 01 ano e 06 meses.
Na próxima semana, a equipe da Semed retorna ao Mamuru levando o material necessário para garantir o início das aulas nas escolas localizadas naquela região.
Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *