Professor da UFRJ ministra aula magna na recepção aos calouros da UFOPA

Prof. Dr. José Eduardo Cassiolato
Prof. Dr. José Eduardo Cassiolato

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove nesta quinta-feira, dia 5, a aula magna para recepcionar os calouros 2015 da Universidade. O convidado especial para o evento é o Prof. Dr. José Eduardo Cassiolato, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em economia, indústria e sistemas de inovação. Cassiolato ministrará a palestra “A crise atual do capitalismo e os desafios para o Brasil”. A aula é aberta à sociedade e terá início às 18h no Auditório do Câmpus Tapajós, na rua Vera Paz, s/n, bairro Salé.

Sobre o palestrante – José Eduardo Cassiolato é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Sussex, da Inglaterra, e pós-doutorado pela Université Pierre Mendes-France, da França. Com mais de 16 livros publicados, Cassiolato é professor associado do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador da Rede de Pesquisas em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais.

Foi secretário de Planejamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, membro da Diretoria Executiva da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e diretor do Centro de Estudos de Política Científica e Tecnológica do CNPq, onde também atuou como membro do Conselho Deliberativo.

Atualmente, é membro do “Scientific Board”, Globelics, onde coordena o projeto de pesquisa comparativa sobre os Sistemas Nacionais de Inovação dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e professor da Globelics Academy, ministrando aulas de economia e inovação em Lisboa, Portugal e Tempere, Finlândia. Suas principais áreas de pesquisa são: inovação, tecnologia, sistemas de inovação, competitividade e indústria, política de ciência, tecnologia e inovação.

UFOPA ENTREGA EQUIPAMENTOS DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA EM AULA DE CAMPO

O Projeto de Extensão Universitária Hortifrúti fará o 1º Dia de Campo com o objetivo de promover uma aula prática sobre a mecanização agrícola para a agricultura familiar. Na mesma ocasião, os produtores vinculados ao projeto, que atuam nos 12 sítios pilotos, que são unidades coletivas de produção, receberão a frota de mecanização formada por atomizadores, trituradores e encanteiradores. A frota de mecanização agrícola, além de substituir a agricultura itinerante, técnica que utiliza derrubada de vegetação e queimada para o plantio, otimiza o tempo de produção na agricultura familiar.

O evento acontece no dia 06 deste mês, sexta-feira, às 120 horas, na Fazenda Experimental da Ufopa, no Km 37 da PA-370, com a presença da Professora Patrícia Chaves, coordenadora do projeto Hortifrúti, e produtores da agricultura familiar dos municípios de Belterra, Santarém e Mojuí dos Campos

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *