MPF vai investigar denúncia contra prefeito de Óbidos

Every Aquino, José Barbosa, Pedro Nogueira e Paula Andréa
Every Aquino, José Barbosa, Pedro Nogueira e Paula Andréa

Um caso de desentendimento na política chamou atenção de moradores da Cidade de Óbidos, NO oeste do Pará, distante 383 quilômetros de Santarém e 1.100 quilômetros de Belém, via fluvial. Após declarar, em discurso na Câmara, o rompimento da aliança com o prefeito Mário Henrique (SDD), o vice-prefeito Every Aquino (PROS) afirmou que encaminhou uma série de denuncias à Justiça.

Revoltada com os desmandos do atual prefeito de Óbidos, Mário Henrique, uma comissão formada pelos vereadores José Barbosa da Silva (PSD), Paula Andréa do Amaral Gomes (PSD), Pedro Nogueira (PROS) e o vice-prefeito Every Aquino (PROS) procurou o Ministério Público Federal (MPF), em Santarém, na manhã de quinta-feira, 05, para denunciar os desmandos da atual administração. Após protocolarem a denúncia no MPF, a comissão esteve em nossa redação para falar sobre o assunto.

“Eu acompanhei a ida dos vereadores ao Ministério Público, onde foram apresentadas denúncias sobre problemas no transporte escolar, que é prestado ao município de Óbidos por uma empresa terceirizada. Denunciamos a contratação de 48 veículos sem o processo licitatório competente. Além disso, fizemos outras denúncias”, revelou Every Aquino.

Em discurso realizado no dia 23 de fevereiro último, na tribuna da Câmara de Vereadores, Every Aquino (PROS) oficializou seu rompimento com a atual administração municipal. A tomada de decisão aconteceu após Aquino constatar que os compromissos assumidos com o atual prefeito Mário Henrique (SDD), nas eleições municipais não saíram do papel. Ele reclama que Mario Henrique não chegou sequer a lhe dar uma indicação para uma Secretaria de governo.

Além do anúncio do rompimento o vice-Prefeito também fez sérias denúncias e duras críticas à administração do prefeito Mário Henrique e pediu que os vereadores as apurassem. Uma das denúncias é relacionada ao processo de licitação que amparou a realização do Carnaval de Óbidos neste ano. Ele garantiu que vai buscar a verdade sobre a realização do evento. “Vou buscar a verdade. Quanto custou e como foram feitas as contratações de bandas, trio elétrico, da estrutura de palco, camarotes, fogos de artifício e som? Senhores, em 2014 foi realizada licitação, na modalidade Tomada de Preço, que amparou a realização do nosso carnaval, onde participaram 04 empresas. Para 2015, não houve processo licitatório de Tomada de Preços e sim uma inexigibilidade e a mesma empresa que ganhou a licitação de 2014, no caso a Tomas Som foi chamada, graciosamente, para realizar o carnaval de 2015. Isso é um absurdo, tem que ser apurado e denunciado imediatamente no MP e pedir a sustação de qualquer pagamento, para essa empresa, até que se esclareça sobre essa imoral inexigibilidade. Pasmem senhores, 10 meses depois do carnaval de 2014, já em 21 de janeiro de 2015 o prefeito assinou um aditivo de R$ 63.000,72 em favor dessa empresa, Tomas Som, relativo ao carnaval de 2014. Ora, o carnaval é uma obra que tem data fixa de início e de fim, só 10 meses depois é que a administração verificou a necessidade de um aditivo ao contrato inicial. Isso cheira mal, muito mal, tem dente de coelho nesse angu. Investiguem, apurem, senhores vereadores, busquem a verdade, o povo quer saber a verdade sobre toda essa baboseira administrativa, em que se transformou a administração municipal”, apontou Aquino.

“…Precisamos de uma reforma na estrutura administrativa, enxugar a máquina, extinguindo pelo menos 03 secretarias desnecessárias, readequar a estrutura de outras absorvendo as competências daquelas a serem extintas, com economia de recursos humanos e financeiros, com ganhos na funcionalidade, sem deixar de atender a todos os setores, que hoje existe, mas com estruturas arcaicas e dispendiosas financeiramente. Da mesma forma que necessitamos, urgente, de uma Lei Orgânica atualizada, moderna e em simetria com a CF e CE. Minha atitude fica como lição, mesmo com alguns se remoendo de ódio e inveja deste bravo obidense, simplesmente porque não me curvei, não fui subserviente, diante da arrogância e da prepotência dos que pensavam me controlar, ou me manipular. Conclamo todos os vereadores desta casa, Nivaldo Aquino, Rilder Afonso, Cristiane Souza, Paula Andrea, Pedro Nogueira, Chico Aquino, Emanuel Aquino, Rosangela Carvalho, Maria do Carmo, Carlos Guimarães, Rosinaldo Cardoso, Rosinaldo Queirós e José Barbosa, que assim como eu, fomos eleitos pelo povo, dentro das mesmas expectativas de melhorias, para construirmos uma sociedade livre, melhor e mais justa. Aos senhores secretários, que embora não tenham sido eleitos pelo voto popular, mas tem igualmente as mesmas responsabilidades constitucionais de exercerem suas funções com denodo e probidade. Aos nossos bravos servidores públicos, que tem resistido a tantas investidas, inclusive, a ameaças de redução de seus salários, que continuem lutando, bravamente, em prol de uma administração transparente, célere, eficiente e eficaz, não comungando com nenhum tipo de desmando”, declarou Every Aquino.

O vice-Prefeito falou, ainda: “Encerro aqui este pronunciamento, marcando uma posição de independência, sem ódio, sem rancor, mas separando o joio do trigo. Minha fala não é direcionada a pessoas, mas sim a atual gestão municipal, que mais uma vez frustra as esperanças do nosso povo. E assim como já me indignava com gestões anteriores, por não exercerem o poder em favor de toda a municipalidade, do povo desta terra, demonstro aqui minha indignação com esta administração municipal. Deixo o recado de que continuarei sonhando, como todos os filhos desta terra, de que é possível fazermos mais e melhor”, finalizou o vice-Prefeito de Óbidos, Every Aquino.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *