Fé e devoção marcaram o primeiro dia das Festividades de Sant’Ana em Óbidos

Procissão fluvial contou com várias embarcações
Procissão fluvial contou com várias embarcações

Um grande número de fiéis acompanharam durante toda a tarde, e parte da noite, de domingo, 12, as procissões (fluviais e terrestres) alusivas a Festividade de Sant’Ana, padroeira do povo católico Obidense. A programação que teve início na tarde de ontem, com a Missa de Envio, teve prosseguir até o dia 26 de julho com uma vasta programação religiosa e também cultural, além da rica gastronomia local.

Chegada da imagem de Nossa Senhora de Sant`Ana no porto de Óbidos
Chegada da imagem de Nossa Senhora de Sant`Ana no porto de Óbidos

O Círio de Sant’Ana é um dos mais antigos Círios Fluviais da Amazônia, com cerca de 180 anos de realização, cultura que se perpétua a cada ano. O Círio Fluvial teve início por volta das 14h30min com a saída das embarcações menores pelo chamado Igarapé grande onde em seguida encontrou com as embarcações menores seguindo pelo Rio Amazonas até a chegada no Lago do Bairro de Bela Vista. “É uma festa muito bonita, a gente sempre fica muito emocionado em prestigiar e ver a fé do nosso povo Obidense sendo renovada a cada ano, seja com homenagens em frente as suas casas, ou com sua presença acompanhando as Romarias”, falou o prefeito de Óbidos que acompanhou a chegada da imagem após o Círio Fluvial.
Para o pároco da Diocese de Óbidos, padre Izidorio Alencar, o Círio de Sant’Ana renova a cada ano a fé e a experiência da sua religiosidade por meio do amor não somente pela imagem imaculada da mãe de Jesus, mas pela família em sua total representação. “O Círio de fato é um grande momento de fé, alegria e devoção do povo católico e a multidão que acompanhava expressa exatamente isso, o amor por nossa senhora avó de Jesus e também pela família e em cada casa que a gente passava as pessoas estavam ali prestigiando este grande momento que é celebrar a festa de Sant’Ana”, disse o pároco.

Fiéis católicos participaram da procissão, que percorreu várias ruas da cidade
Fiéis católicos participaram da procissão, que percorreu várias ruas da cidade

A imagem de Sant’Ana chegou a Igreja Matriz por volta das 20h30min e foi recebida com grande festa pela multidão que aguardava no local. Para o pároco, as expectativas foram superadas. “Esta é a identidade cultural do povo de Óbidos, nós tínhamos muitas expectativas, este ano tivemos essa mudança no trajeto do Círio e estamos muito felizes. Antes a chegada era aqui na frente da cidade e este ano foi no Bela Vista, na comunidade de São Pedro e estamos muito agradecidos por essa realização”, finalizou o pároco.
Este ano a Festividade de Sant’Ana, padroeira do povo católico Óbidense que traz como tema “Como Igreja Missionária festejamos Sant’Ana promovendo a paz e a solidariedade!” e o lema “Eu vim para Servir”. A programação acontece todas as noites com celebrações litúrgicas e logo após programações culturais no Clipper de Sant’Ana.
Fonte: RG 15/O Impacto e Martha Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *