Descaso – Lixo e buracos tomam conta da Avenida Frei Vicente

Buracos e lixo na Avenida Frei Vicente
Buracos e lixo na Avenida Frei Vicente

Uma cena típica de uma cidade de um País subdesenvolvido pode ser vista por quem trafega na Avenida Frei Vicente, no bairro da Interventoria, em Santarém, oeste do Pará. Lixo e dezenas de buracos tomam conta do local. Moradores da via dizem que convivem com o odor da água que escorre das sarjetas e observam a todo o momento a revoada de urubus que saem dos pontos de lixo acumulado.
Quem passa pelo local se surpreende e tem a impressão de que a Avenida Frei Vicente sofreu um bombardeio, devido a grande quantidade de buracos existentes na via. Por conta da buraqueira, os ônibus que trafegam na via modificaram o itinerário. Alguns deles deixaram de passar pela Frei Vicente e estão trafegando pela Rua Rosa Vermelha, no bairro do Aeroporto Velho.
O fato dos veículos terem que dividir espaço com mato e buracos preocupa. Segundo eles, a falta de segurança no local também é um problema. Os buracos estão por toda parte da via, e nas ruas próximas à Avenida, maioria sem asfalto, onde a situação é pior.
Além do lixo e dos problemas no asfalto, o rompimento de uma tubulação causou vazamento de água e formou uma cratera na Avenida Frei Vicente, na manhã de segunda-feira, 21. A situação causou transtornos para condutores de veículos que precisaram passar pelo local. De acordo com os moradores das proximidades, um veículo chegou a cair no buraco feito com a força da água.
Técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) estiveram no local ainda na segunda-feira e fizeram serviços para conter a água, mas o local permanece isolado.
Apesar do trecho ter sido sinalizado, motoristas que necessitam passar pelo local precisam redobrar a atenção.
FALTA DE INFRAESTRUTURA: Além da Avenida Frei Vicente, outras ruas de Santarém também apresentam precárias condições de trafegabilidade. Em diferentes pontos da cidade, condutores de veículos reclamam de problemas causados pelos buracos. Quem entra em uma oficina mecânica da cidade se depara com a grande quantidade de veículos apresentando problemas por conta da péssima condição da malha viária.
Entre as vias intrafegáveis, podemos citar a Avenida Tancredo Neves, que liga a BR-163 à Grande Área da Nova República, que lidera o ranking das ruas mais esburacadas de Santarém. Moradores e condutores de veículos cobram providências urgentes por parte da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Por conta dos buracos, o ponto final de uma linha de ônibus, no bairro Nova República teve que mudar de local. As ruas esburacadas forçaram essa mudança. Mato alto e esgoto a céu aberto tomam conta de boa parte do lugar.
Viver em Santarém não é nada fácil. Ruas esburacadas, mato, sujeira e falta de iluminação pública fazem parte do cotidiano dos moradores dos bairros Nova República, Santarenzinho, Maracanã e Grande Área da Prainha. O cenário transmite a impressão de que o local simplesmente não existe para a Prefeitura da cidade. “É muito caótica a situação da gente. Esse pedaço é abandonado até na questão da segurança. À noite, isso aqui é tudo escuro”, conta a trabalhadora Laudicéia Silva, moradora do bairro Nova República.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *