Arapixuna em festa com a instalação do mais novo Distrito de Santarém

Joaquim Teixeira
Joaquim Teixeira

Os comunitários da região do Arapixuna realizaram uma bonita festa para comemorar a instalação do novo Distrito, sediado na Vila de Arapixuna, na sexta-feira (29/01). O ato de instalação foi comandado pelo prefeito Alexandre Von que, também, nomeou e empossou o primeiro administrador distrital: o senhor Joaquim Teixeira, atual presidente da comunidade. O ato de instalação também foi marcado pela entrega da Agência Distrital. A instalação do Distrito atende aos dispositivos da lei municipal nº 19.830/2015, votada e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e sancionada pelo gestor santareno em 14/07/2015. Participaram do ato o chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Pará, José Megale, o chefe local do IBGE, Edilberto Figueira, secretários municipais e os vereadores: Reginaldo Campos, Marcela Tolentino, Gerlande Castro, Ney Santana, Rogélio Cebulisk (Gaúcho), Maurício Corrêa, Erasmo Maia, Henderson Pinto, Júnior Tapajós, Geovani Aguiar, Emir Aguiar e Ivete Bastos e demais lideranças e ilustres membros de Arapixuna.
O prefeito Alexandre Von destacou que a instalação do novo Distrito é fruto de uma ação coletiva da comunidade. “Todos que moram e amam a região do Arapixuna se organizaram, foram à Câmara no ano passado, a Câmara, por unanimidade, votou e aprovou a criação do Distrito em um projeto de lei, eu sancionei e marcamos a instalação para esta sexta-feira (29). A nossa expectativa, agora, é que isso possa significar mais organização e efetivamente mais presença do Poder Público. Como Distrito, o Poder Judiciário terá a tarefa de implantar um Cartório de Registro Civil e nomear um juiz de Paz. O Governo do Estado, por força de lei estadual, deve designar um representante da área da segurança pública. A Prefeitura segue com ações na área da saúde, educação, infraestrutura rural, enfim. Esperamos que a instalação do Distrito de Arapixuna signifique, sobretudo, melhoria na qualidade de vida de quem reside nesta região”, explicou Alexandre Von.

Joaquim Teixeira
Joaquim Teixeira

O Distrito de Arapixuna passa a ser composto pelas seguintes comunidades: Arapixuna (Vila e sede do Distrito), Alto do Jari, Amari, Aparecida, Bom Jesus, Carariacá, Centro do Marimarituba, Costa do Marimarituba, Cuipiranga, Dourado, Guajará, Jari do Socorro, Lago Central, Laranjal, Maicá, Membeca, Moacá, Nova Sociedade do Urucureá, Piauí, Pinduri, Santa Luzia, Santana, Tucumatuba, Urucureá, Vila Amazonas, Patacho, São José e Ilha do Bom Vento.
O Executivo Municipal dará ciência da criação e instalação do Distrito de Arapixuna aos poderes do Estado, ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rede Celpa, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará, inclusive aos Cartórios do Registro Imobiliário, Eleitoral, de Notas e de Paz, situados na Comarca de Santarém.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *