Padres renovam promessas sacerdotais na Missa dos Santos Óleos

Bispo Dom Flávio Giovenale
Bispo Dom Flávio Giovenale

Os padres da Diocese de Santarém vão renovar as promessas sacerdotais na Missa dos Santos Óleos que ocorrerá nesta quinta-feira (17) na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, bairro Nova República, às 19h30. A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Flávio Giovenale.
Da missa participam os padres diocesanos e das congregações que trabalham nas comunidades, tanto em Santarém quanto nos demais municípios da Diocese Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre e Prainha, como os sacerdotes franciscanos, jesuítas e verbitas. A celebração também terá a presença de religiosos e religiosas de várias congregações que atuam na diocese.
Nos costumes da Igreja, a missa dos Santos Óleos é celebrada na Quinta-feira Santa, dia da instituição do Sacerdócio, mas, considerando a realidade da Diocese, em Santarém é realizada uma semana antes para que os padres estejam presentes em suas comunidades e paróquias nas celebrações da Semana Santa.
Desde a última segunda-feira, 14 de março, os padres estão em retiro espiritual no Centro de Formação Emaús, com assessoria do bispo emérito de Blumenau, Dom Angélico Bernadino Sândalo. O retiro encerra na tarde desta quinta-feira.
Bênção dos óleos
Além de renovar as promessas sacerdotais, nessa missa é dada a bênção dos três óleos usados em momentos especiais: óleo dos enfermos, do catecúmeno, conhecido como batismo e o óleo do crisma, usado também na unção das mãos durante a ordenação de um padre ou bispo.
Fonte: RG 15/O Impacto e Aritana Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *