Dom Flávio: “Tema da Campanha da Fraternidade interessa a todos, independente de religião”

Dom Flávio Giovenalli
Dom Flávio Giovenalle

“O tema da campanha da fraternidade 2016, não é religioso, mas de resgate social, como é o caso do saneamento básico”. Essa definição conceitual é do bispo diocesano de Santarém, Dom Flávio Giovenalle, quando de sua participação na sessão especial da Câmara Municipal, que discutiu o tema da campanha da Fraternidade deste ano: “Casa comum, nossa responsabilidade”.

Para o bispo de Santarém, Dom Flávio, o tema interessa a todos, independente de religião, uma vez que fortemente foca a questão do saneamento básico, onde se contextualiza a saúde, que segundo ele, é direito de todos. Dom Flávio entende que a partir da definição do tema, que é resultado de um trabalho de várias igrejas e trazendo a discussão à público, como no caso da Câmara Municipal, é possível encontrarmos soluções, para questões ligadas ao saneamento básico.

O bispo diocesano de Santarém identifica a Casa Comum, a partir de uma identidade do Papa Francisco que assim entende o mundo não como um conjunto de cidades, da natureza, “mas como sendo o lugar onde nós moramos e por isso temos que cuidar da casa e assim possamos viver melhor”, adverte.

Dom Flávio entende que a nossa responsabilidade, dentro do tema da Campanha da Fraternidade, implica no fato de que, cada um de nós somos de fato, responsáveis pelo bem estar dessa casa comum e não apenas se atribuem a outros, o que nos cabe fazer pela preservação do saneamento básico.

Giovenalle lembrou de uma frase que dá partida a essa responsabilidade de todos pelo saneamento básico: “A cidade mais limpa é aquela que menos se suja”.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *