Tocha Olímpica – O amor na ponta do remo e o esporte no coração

SEMJEL - Héricles Miranda (de camiseta preta), durante premiação.
Héricles Miranda (de camiseta preta), durante premiação

Antes da descoberta da paixão pela canoagem, Héricles Miranda praticava futebol. Mas aos 17 anos, se viu diante de uma difícil decisão: escolher entre a canoagem e o esporte. Mas a possibilidade de poder estar sempre em contato com a natureza e apreciar as maravilhas que Deus construiu fez o jovem optar pela canoagem e o alto rendimento no esporte tem mostrado que a escolha não poderia ter sido mais acertada.

“A canoagem era uma paixão do meu irmão Jackson Thomás. Ele tinha um sonho de ser atleta, mas não conseguiu realizar. Então, isso me fez querer competir, querer almejar lugares maiores. E desde então eu venho colecionando títulos e espero poder ganhar ainda mais. Mas a canoagem para mim não é só uma competição, é uma coisa que vem do meu coração, é uma grande paixão”, revela Héricles.

No último final de semana, em Palmas (TO), disputando a categoria Sênior, Héricles conseguiu a vaga para o Mundial de Canoagem, que acontecerá na Alemanha. “A persistência faz a força e a nossa fé em Deus faz com que os resultados venham. Foi uma competição muito dura, durante o percurso lembrei de todos os momentos, de tudo o que eu tinha passada, e eu só fiz remas e coloquei tudo o que eu já tinha feito em prática e graças a Deus veio o resultado. Não poder estar na olimpíada este ano, apenas como condutor. Mas, na próxima olimpíada espero estar presente como atleta olímpico”, ressalta.

Héricles foi inscrito para participar da seleção de condutores da Tocha Olímpica por sua mãe Lilian Miranda, sua maior incentivadora junto com seu pai Jackson Miranda. Quando soube da iniciativa da mãe, Héricles ficou na torcida para que seu nome fosse selecionado até que veio a confirmação.

“Quando veio a notícia de que eu seria um dos condutores foi uma alegria porque esse é um evento único, vai ser histórico para todos os condutores aqui de Santarém. É a primeira que o revezamento vai passar por aqui e eu espero que futuras gerações de santarenos possam ter essa felicidade. A expectativa está a mil. Só de pensar que está chegando o grande dia do revezamento o coração já bate mais forte”, disse Héricles.

Na bagagem das disputas de competições de canoagem, Héricles já coleciona mais de 20 títulos, entre eles: Campeão paraense de canoagem (Maratona Velocidade); quatro vezes campeão da Maratona da Conceição (Santarém); tricampeão em Goiânia; campeão da Travessia do Araguaia; Campeão Brasileiro de Canoagem Maratona, em Palmas (TO) e duas vezes vice-campeão nacional.

Fonte: RG 15/O Impacto e Silvia Vieira/CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *